Servidora retorna de programa institucional de intercâmbio

INTERNACIONAL Data de Publicação: 20 out 2023 15:57 Data de Atualização: 20 out 2023 16:04

O domínio em algum nível da língua inglesa é, atualmente, uma necessidade no currículo de quase qualquer profissional. Mas o que uma imersão de quatro semanas em escola canadense de inglês poderia auxiliar na prática diária de um profissional da educação? Essa foi a experiência da qual participou a psicóloga do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Juliana de Souza Augustin Pereira, que retornou no início de outubro de um intercâmbio institucional promovido entre o IFSC e a escola ILSC, a qual integra o Grupo Educacional da Greystone College, em Toronto, no Canadá.

Segundo a servidora do IFSC, o período de aproximadamente um mês vivido em Toronto durante a realização do Curso de Imersão em Língua Inglesa (Intensive English Language Course) permitiu um aprimoramento de habilidades necessárias à prática da psicologia e ao exercício do acolhimento estudantil. “O contato com a cultura canadense e com colegas estudantes das mais diversas nacionalidades me proporcionou o exercício prático do ‘olhar para a diversidade’, que é necessário para compreendermos que cada indivíduo possui crenças e compreensões do mundo muito particulares, às vezes completamente diferentes das que temos”, destaca.

O entendimento de que não existe apenas um só modo de ser no mundo faz parte da formação de Juliana como psicóloga, mas o intercâmbio institucional permitiu uma rotina intensiva neste quesito. “Já havia adquirido esse olhar tão necessário para minha atuação, mas a experiência no país estrangeiro constituiu-se como mais uma oportunidade de deslocar meus pontos de referência e, consequentemente, ampliar meu olhar”, explica.

Outro ganho apontado pela servidora é a possibilidade, agora, de ter melhor acesso a publicações e outros materiais acadêmicos diretamente em língua inglesa. “Sem dúvidas a imersão contribuiu significativamente para o desenvolvimento das minhas habilidades no inglês”, diz.

Como funcionou o intercâmbio

Durante quatro semanas (entre setembro e outubro), vinte servidores do Instituto Federal realizaram, de segunda a sexta, aulas de inglês e outras atividades de vivência cultural em Toronto, que fica na parte do Canadá cuja principal língua é a inglesa. Todos os custos do intercâmbio foram pagos pelos servidores, inclusive as passagens aéreas. Para serem liberados de suas atividades funcionais durante o período, os servidores tiveram que participar de uma seleção realizada por meio de um edital interno (Edital IFSC/GAB Nº 08/2022).

Avaliação do programa institucional

A servidora Stella Rivello, que integra a Assessoria de Relações Externas Internacionais do IFSC e foi uma das responsáveis pela organização do intercâmbio, avalia que a primeira edição do programa realizado no Canadá foi um sucesso. Houve o envolvimento de professores e técnicos-adminsitrativos, os quais poderão, a partir do retorno aos câmpus, aplicar em seus projetos, pesquisas e demais atividades os conhecimentos em inglês e os aprendizados obtidos durante a vivência no exterior.

Para Stella, as trocas realizadas entre os servidores do Instituto e os colegas, professores e famílias canadenses estão entre os principais ganhos proporcionados pelo programa. “Foi uma troca cultural muito expressiva, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Ficamos felizes em propor como destino Toronto, que é, em si, uma cidade multicultural: em poucos metros quadrados vemos e escutamos pessoas de diversas partes do mundo. Toda essa riqueza cultural abre ainda mais nossos horizontes, refletindo diretamente em nossas atividades enquanto educadores dentro do IFSC”, afirma.

Com a avaliação positiva da primeira edição, um novo programa de intercâmbio deve ser lançado ainda neste ano – com viagem para o exterior no segundo semestre de 2024. Além da imersão em língua inglesa em Toronto, a Assessoria deve criar a primeira turma para imersão em língua francesa em Montreal, também no Canadá.

INTERNACIONAL CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO