SNCT no IFSC do Rau teve seis dias de programação intensa

SNCT Data de Publicação: 26 out 2023 19:27 Data de Atualização: 26 out 2023 19:33

Ciência, cultura, tecnologia e desenvolvimento sustentável. Esses foram os pilares da programação deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) organizada pelo Câmpus Jaraguá do Sul-Rau. O evento ocorreu entre os dias 16 e 21 deste mês e foi uma das edições com mais atividades da sua agenda, conforme disponível no site da Semana.

Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a SNCT de 2023 teve a participação de estudantes, servidores e comunidade externa. Foram realizadas palestras, debates, atividades culturais e outras ações com o objetivo de aproximar a população das discussões relacionadas à ciência e à tecnologia. Em paralelo à Semana Nacional, o câmpus também promoveu a 2ª Semana Cultural e o 3º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepetec).

Um dos principais dias da programação foi o sábado (21), que reuniu no câmpus atividades acadêmicas e de integração com a comunidade. Houve, naquele dia, concursos culturais, gincana, propostas lúdicas para crianças e adolescentes, exposição de projetos, passeios na trilha ecológica e distribuição de mudas de árvores e alimentos agroecológicos.

Para o coordenador do evento, prof. Anderson Bertoldi, objetivos como a disseminação de conhecimento científico e a integração com a comunidade foram alcançados. “Sempre discute-se a importância de a comunidade do entorno do câmpus conhecer o IFSC, pois a instituição está lá para atender ao arranjo produtivo local e ajudar na inclusão das mais variadas camadas sociais no mundo do trabalho. Por meio das atividades da programação conseguimos ampliar a visibilidade da instituição, divulgando ações de ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

O alcance da SNCT do IFSC do Rau, porém, foi além do esperado pelos organizadores. “Cabe ressaltar que o evento repercutiu até mesmo entre a comunidade de imigrantes do entorno. Pudemos ver nossos alunos internacionais do curso de ‘Português Como Língua de Acolhimento’ visitando o IFSC. Ou seja, um evento assim é também uma forma de integração de diferentes comunidades locais”, destaca.

No Instagram e no Facebook do IFSC de Jaraguá do Sul é possível conferir diversos registros da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A edição deste ano da SNCT organizada pelo Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, contou com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

SNCT CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU