V Jogos da Integração cumpre seu papel como agente transformador

EVENTOS Data de Publicação: 10 abr 2024 13:18 Data de Atualização: 10 abr 2024 13:31

Neste sábado (6), ocorreu no Colégio Santa Rosa de Lima, em Lages, a quinta edição dos Jogos de Integração do Câmpus Lages do IFSC. O evento, construído por meio de um edital do próprio câmpus, contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre alunos, ex-alunos e servidores do IFSC.

Foram sete modalidades em disputa: Voleibol 4x4 (masculino e feminino), Futebol Society Masculino, Futsal Feminino, Tênis de Mesa (masculino e feminino), Basquete 3x3, Xadrez Individual e Truco Dupla. "A participação de 200 pessoas, entre alunos, ex-alunos e servidores, demonstra um engajamento significativo com as atividades propostas, evidenciando que o evento conseguiu alcançar uma ampla adesão. Além disso, a diversidade de atividades esportivas oferecidas e o ambiente de integração favoreceram a promoção do esporte como fonte de lazer e inclusão social, fortalecendo o senso de pertencimento à comunidade do IFSC. Portanto, com base nesses aspectos, é possível concluir que os objetivos do projeto foram atingidos com sucesso", destaca Dariana Koech, servidora do câmpus e organizadora da atividade.

A professora Vilma Karsburg foi uma das participantes. Ela competiu nas modalidades volei e futsal e avalia como positivo o evento. "Do ponto de vista de servidora do câmpus, acredito que o evento esportivo realizado foi uma experiência enriquecedora, não apenas promovendo a prática esportiva, mas também criando uma sinergia positiva entre os participantes, integrando os estudantes e servidores", comenta. Docente da área de matemática, Vilma completa dizendo que o evento soma ao processo de formação integral do aluno. "Além disso, a competição estimulou a participação ativa dos estudantes, incentivando-os a trabalharem em equipe, contribuindo para o desenvolvimento social e emocional dos envolvidos, o que também é muito importante para a formação deles", completa.

Há, ainda, segundo a professora, esses aspectos do processo ensino-aprendizagem que puderam ser destacados no evento também contribuem para o combate à evasão escolar. "Como docente, acredito que esses eventos são importantes, pois a integração entre eventos esportivos e o ambiente educacional pode contribuir para estimular a persistência nos cursos, reduzindo a evasão escolar", finaliza.

Mantendo laços

O evento é uma oportunidade de ex-alunos se manterem em contato com o Câmpus Lages do IFSC, onde passaram bons anos de suas vidas. É o caso de Carlos Eduardo de Almeida Pasin, formado no curso superior de Ciência da Computação. Ele participou das competições do vôlei misto nos jogos. "É um evento importante para quem está ingressando, já conhecendo o pessoal do câmpus. E pra mim, como ex-aluno, é sempre bom reencontrar os amigos e ex-colegas, e manter laços com a instituição. E competir, claro", comenta Carlos.

Segundo Carlos, um evento como este ajuda a aliviar o estresse oriundo da realização de um curso superior tão concorrido e auxiliar no processo de pertencimento do estudante com sua instituição. "Acho que engloba muita coisa, pois torna o IFSC não só um lugar para estudar e se formar. Esses eventos, de esporte principalmente, para mim tem muita importância pois sempre me trouxeram amizades e boas lembranças, desde a época do curso técnico até o superior", completa. Além do superior em Ciência da Computação, Carlos também cursou o técnico em Informática do Câmpus Lages do IFSC.

Oportunidade de interação

Nátany Baretta é aluna da terceira fase do curso superior de Engenharia Química. Ela participou dos Jogos de Integração nas modalidades tênis de mesa e vôlei. A estudante destacou o poder de interação com colegas como principal ponto positivo do evento. "Esse evento é importante para interagirmos com outros colegas e servidores com quem não temos muita proximidade, nos dando a chance de nos conhecermos melhor. É uma grande chance de fazer amigos nesse tipo de evento", conta.

A estudante é mais uma que destaca pontos transversais à prática esportiva que corroboram com a formação integral do aluno e ajudam na percepção de pertencimento e no combate à evasão. "Ter amizades ao longo do curso é de suma importância para querer continuar estudando, pois quando se tem um apoio tudo se torna fácil. Então, com certeza ajuda a evitar a evasão", finaliza Nátany.

Confira mais imagens do evento clicando aqui.
 

EVENTOS CÂMPUS LAGES