Ações Inclusivas

O IFSC desenvolve ações voltadas à inclusão de seus alunos

A Coordenadoria de Ações Inclusivas do IFSC busca desenvolver um trabalho de colaboração para o aperfeiçoamento dos processos educativos, especialmente dos grupos sociais historicamente excluídos da educação, como os negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Promover a ampliação de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e as diferenças na sala de aula é também a missão da Coordenadoria de Ações Inclusivas (CAI).

Atendimento aos Estudantes da Educação Especial

A educação é um direito de todos e o atendimento às especificidades das pessoas que fazem parte do público-alvo da Educação Especial é uma garantia prevista na legislação brasileira. Para garantir esses direitos, o IFSC cada câmpus do IFSC conta com o Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidade Específica (NAPNE). Esse setor agrega profissionais que buscam promover processos educativos em condições de igualdade para esses estudantes.

Educação Especial

Comissão de Análise dos Laudos Cotistas PcD

Em 2018, o IFSC constituiu a Comissão de Análise dos Laudos de estudantes que se matricularam para as vagas de pessoas com deficiência (Cotistas PcD). Essa comissão segue a Portaria Normativa MEC nº 9/2017. Os laudos são enviados pelos câmpus para a Coordenadoria de Ações Inclusivas na Reitoria para a análise da Comissão.

Laboratório de Tecnologia Assistiva

O IFSC conta com um Laboratório de Tecnologia Assistiva para uso dos estudantes do público-alvo da Educação Especial, produção e customização de materiais pedagógicos acessíveis e formação de servidores. O Laboratório conta com diversos recursos de Tecnologia Assistiva que podem favorecer o processo de aprendizagem dos estudantes.

 

Contato: labta.cerfead@ifsc.edu.br

Relações Étnico-Raciais

O IFSC tem trabalhado para também fomentar as políticas de ações afirmativas que visam a promoção do respeito à diversidade relacionada às questões étnico-raciais. O objetivo é promover a luta contra as diferentes formas de discriminação e de racismo ainda presentes nas relações sociais.