O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Consup e inauguração de ginásio em Jaraguá

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 30 nov 2018 15:41 Data de Atualização: 30 nov 2018 17:05

Olá!

Nesta semana, tivemos uma reunião extraordinária do Conselho Superior do IFSC, nosso órgão máximo e deliberativo. Referendamos muitas resoluções ad referendum já em andamento em função das necessidades institucionais, mas que estavam travadas no Consup diante de outras pautas. Entre elas, o calendário acadêmico 2019 unificado, que serve de base para que os câmpus estabeleçam o seu calendário.

Destaco a apreciação e aprovação do recredenciamento da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina, a Feesc, como fundação de apoio ao IFSC. A Feesc já presta apoio ao IFSC desde 2013, mas, a cada ano, precisamos analisar a atuação da fundação e aprovar o recredenciamento, que é feito pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. Importante apoio que garante articulação do IFSC em projetos com empresas e outras instituições.

Também aprovamos uma alteração na regulamentação do Reconhecimento de Saberes e Competências dos nossos docentes, uma demanda da Controladoria Geral da União que apontou necessidade de melhorar nossa resolução para suprir alguma fragilidade em nossos processos de concessão do RSC. O Consup apreciou e aprovou ainda a resolução que cria o Sistema de Bibliotecas Integradas do IFSC.

Como sempre, a reunião foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

Inauguração do ginásio

Na quarta-feira, viajei para Jaraguá do Sul para participar da solenidade de entrega do ginásio do nosso Câmpus Jaraguá do Sul-Centro. Foi um momento histórico para o nosso câmpus que já tem 24 anos.

O projeto só foi aprovado no ano passado e, mesmo com algumas dificuldades administrativas e orçamentárias, conseguimos entregar a obra agora, o que, com certeza, irá estimular ainda mais a prática de esportes dos nossos alunos, assim como é um espaço de integração de toda comunidade do câmpus.

O evento contou com a linda apresentação da orquestra do câmpus e com um coral da comunidade. Os estudantes estavam muito felizes com o espaço de integração e fiquei muito orgulhosa em fazer parte desse momento. Ressalto o empenho e esforço de todos que tornaram esse sonho possível, pois em tempos de orçamento restrito, priorizamos essa obra no câmpus pela real necessidade de melhorar as condições para nossos estudantes e servidores. 

Assistência Estudantil

Na terça-feira, participei da reunião do nosso Comitê de Assistência Estudantil, composto por gestores, assistentes sociais e com representação dos alunos. O Colégio de Dirigentes indicou para o Comitê que 10% dos recursos orçamentários  da Assistência Estudantil sejam destinados à alimentação no ano que vem. O Comitê, que tem acompanhado com muito cuidado e de modo técnico tanto a distribuição orçamentária como sua execução, também entendeu como fundamental apoiar mais os programas de alimentação. Assim esse recurso permitirá finalizar o projeto-piloto de kit-lanche em quatro câmpus e melhorar a implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE.

Como tenho dito aqui, nossas perspectivas orçamentárias não são boas e, no que diz respeito à assistência estudantil, não teremos nenhum aumento de recursos para 2019. O Comitê definiu que a prioridade do recurso é para o Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social, o Paevs, mas que é necessário ampliar as ações de alimentação. O caminho encontrado foi incentivar a implantação do PNAE nos câmpus. Assim, os câmpus que implantarem o PNAE vão ter uma contrapartida de recursos para investirem nos programas de alimentação que julgarem prioritários de acordo com o contexto de cada um.

Outra decisão do Comitê foi sobre o edital de auxílio-moradia. Um novo edital será lançado no primeiro semestre de 2019 com novas regras, focando nos alunos dos cursos de graduação que vêm de outras cidades por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Explicaremos mais detalhes futuramente.

Outros assuntos:

- Compromisso em Lages: Eu tinha na agenda desta semana participar da entrega das chaves da Unidade Didática de Agroecologia do Câmpus Lages, nesta quinta-feira, mas o evento foi cancelado diante do mau tempo. A cerimônia deve ocorrer no início do ano letivo de 2019.

- Estude no IFSC: Terminam neste domingo as inscrições para nossos cursos técnicos e Proeja com seleção por sorteio. São 3.117 vagas em 18 cidades de Santa Catarina. Há cursos disponíveis em Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Tubarão. Todas as informações estão no nosso Portal.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.