O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Ex-alunas do IFSC contam a história do Centro de Florianópolis

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 18 ago 2013 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:20

 

Realizado pela primeira vez no ano passado, o projeto “Ver, ouvir, sentir Florianópolis, a Vila Capital” tem uma nova edição em 2013, na qual quatro egressas do curso de formação inicial e continuada em Condutor Cultural Local do Centro Histórico de Florianópolis, do Câmpus Florianópolis-Continente, já conduziram mais de 300 pessoas pelo centro da Capital. Isabel Fernandes Silveira, Nerivalda Duarte, Taize Florenço e Tânia Maria Donadel foram o grupo “Com Passos na Memória”, responsável pelo projeto.
compassosnamemoria

As saídas incluem no roteiro o Forte Santa Bárbara (próximo ao Terminal Cidade de Florianópolis), a Avenida Hercílio Luz, a Praça Fernando Machado (onde estão as ruínas do antigo bar Miramar), a Catedral Metropolitana, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Mercado Público e a Praça da Alfândega. A maioria das pessoas conduzidas por esses locais são moradores da Capital, que não conheciam as histórias do próprio local onde moram. Além de explicar e contar as histórias, o grupo, por meio de Nerivalda, faz cantorias que animam os conduzidos.

“Muitas pessoas reviveram momentos e emocionaram-se. Outros, que não conheciam, quando passam novamente por esses locais, mudam sua visão sobre eles”, conta Isabel Silveira. “O principal ganho é preservar e valorizar o local onde eles moram e adquirir consciência para preservar a história do local”, completa Tânia Donadel. A previsão inicial era de conduzir 200 pessoas durante o ano, mas em julho esse total já havia chegado a 330. O Com Passos na Memória concorre ao Prêmio Rodrigo de Melo, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na categoria Ação Educativa.

Em agosto, o grupo vai fazer a primeira condução com surdos. No ano passado, o grupo trabalhou com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), trabalhadores e frequentadores da região central da cidade e integrantes da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (Fhoresc) e da empresa Floripa By Bus, que tem roteiros gratuitos para entidades filantrópicas da cidade.

Para conhecer mais sobre o trabalho do Com Passos na Memória, visite a página do grupo no Facebook.

 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.