O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos de Jaraguá do Sul são premiados na maior feira científica do Ensino Médio

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 24 out 2013 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:30

 

Alunos do curso técnico integrado de Química do Câmpus Jaraguá do Sul foram premiados com o terceiro lugar na Área de Gerenciamento Ambiental na Mostratec 2013, realizada esta semana em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Além disso, o trabalho também foi para participar da Feira Internacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada em setembro de 2014 em Assunção, Paraguai. 

 

A pesquisa “Análise socioambiental da destinação final dos dejetos do esgoto sanitário de Jaraguá do Sul” foi realizada pelos alunos Jean Carlos Viccari Pereira, Maurício Antônio Goetten, Kenia Regina Streich, Gabriel Luis Cesconetto e Eduardo Lux, sob orientação do professor Clodoaldo Machado.

 

A Mostratec é o maior evento de pesquisa científica voltada para o Ensino Médio do Brasil. Nesta edição foram selecionados 350 trabalhos entre mais de 13 mil inscritos. O Câmpus Jaraguá do Sul foi o único representante do IFSC no evento deste ano.

 

“É mais um ótimo resultado do programa Conectando Saberes do Integrado de Química, em que o ensino é trabalhado por meio da pesquisa desde a primeira fase do curso. Os alunos têm, inclusive, uma disciplina de Metodologia de Pesquisa. E isso com apenas 14, 15 anos”, explica Clodoaldo. E é a partir deste incentivo que dezenas de projetos são desenvolvidos ao longo dos anos pelos estudantes, como nas áreas de meio ambiente, saúde e indústria.

 

A pesquisa

 

No trabalho apresentado na Mostratec, os alunos pesquisaram como é feita a destinação dos dejetos gerados pelo esgoto sanitário, seu impacto na saúde e como os jovens veem este serviço no município. Para isso, tiveram como amostra 1133 estudantes do Ensino Médio de instituições públicas e privadas, com idade entre 14 e 20 anos.

 

Entre as conclusões da pesquisa, um dado que surpreendeu: “mais de dois terços dos adolescentes estão satisfeitos com os serviços, mesmo que menos de 50% da população jaraguaense seja atendida por estes serviços.”

 

Os alunos destacaram ainda que “a falta de conhecimento sobre esta temática no município deve- se muitas vezes à carência na divulgação de informações cruciais para o seu entendimento básico e aspectos fundamentais para seu funcionamento em prol do meio ambiente e do desenvolvimento municipal”.

 

A Mostratec

 

Este ano a Mostratec conta com a participação de 350 projetos de pesquisa de 28 países e de todos os estados brasileiros. Nesta semana são realizados também eventos paralelos como: SIET- Seminário Internacional do Ensino Técnico, Salão de Inovação, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

 

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.