O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Crianças aprendem sobre a importância da reciclagem em oficinas

CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 21 nov 2013 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:35


Mostrar para estudantes do ensino fundamental como muitos resíduos produzidos no dia a dia podem ser reaproveitados ou transformados foi o eixo das oficinas ofertadas nesta quinta-feira (21) por alunos e professores do IFSC no evento Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo, realizado em Itajaí até 1° de dezembro. Nas quatro oficinas, as crianças que visitaram o estande do IFSC no evento aprenderam a aproveitar resíduos como restos de alimentos, palitos de picolé, caixas de leite e CDs usados na confecção de adubo orgânico, caixinhas, embalagens de presente e ímãs de geladeira. Além disso, os visitantes também assistiram a uma apresentação sobre biodiversidade.

As atividades de quinta-feira foram organizadas por cinco bolsistas vinculados ao laboratório de educação ambiental do Câmpus Gaspar, todos alunos do curso técnico integrado em Química, com a supervisão da professora Graciane Regina Pereira. Na oficina de reaproveitamento de CDs usados, as crianças aprenderam a montar um porta-recados para ser afixado na geladeira. Primeiro, os CDs foram forrados com papel reciclado produzido pelos alunos do câmpus, para em seguida receberem uma espécie de “bolso”, onde fica preso o papel com o recado. Com canetas coloridas, os alunos personalizaram cada peça.

Na oficina de compostagem, os visitantes aprenderam a técnica de produção de adubo orgânico com o aproveitamento de restos de alimentos crus, poda de grama e folhas secas. “Cerca de 50% do lixo produzido nas nossas casas é formado por restos de alimentos, que podem ser aproveitados na compostagem”, explicou a bolsista Marcela Soares Cerutti, que coordenou a oficina. Em recipientes de garrafas pet, cada aluno montou um pequeno recipiente de compostagem, com camadas de terra, restos de alimentos, folhas secas, grama e novamente terra.

Materiais extremamente simples como palitos de madeira, fitas e cola branca foram o necessário para as crianças aprenderem a montar uma caixinha com tampa para guardar pequenos objetos. Ao mesmo tempo, outro grupo aprendeu a forrar caixas de leite com papel colorido, transformando-as em embalagens para presentes. Já na apresentação sobre biodiversidade, o bolsista Gustavo Gianesini explicou de forma simples a importância da preservação das espécies.

O estande do IFSC ocupa um espaço de cerca de 100 metros quadrados no mezanino do Pavilhão da Marejada. Além das oficinas, também há exposição de trabalhos científicos, vídeo institucional e distribuição de materiais informativos sobre a instituição.


CÂMPUS GASPAR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.