O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Destaques nacionais na área de Ciência, Tecnologia e Sociedade participam de evento no IFSC esta semana

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 13 abr 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:39

 

Alguns dos principais nomes no âmbito nacional da discussão entre Ciência, Tecnologia e Sociedade estarão na Semana Acadêmica do PET (Programa de Educação Tutorial) Design do Câmpus Florianópolis, nesta terça e quarta (15 e 16). Entre os participantes estão Renato Dagnino (foto) e Maria Luiza Belloni.

 

A Semana Acadêmica do PET Design é um evento semestral organizado pelos bolsistas do programa, todos matriculados junto ao Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto, e coordenado pelo professor tutor Iraldo Alberto Alves Matias.

 

O tema desta edição, “O mito da neutralidade tecnológica – projeto e produção no capitalismo contemporâneo”, foi formulado a partir de discussões internas entre os atuais 10 bolsistas do programa e o professor tutor.

 

O evento consiste em palestras e uma mesa-­redonda e também na realização do Cine PET, que terá a exibição e discussão de um filme dentro da temática escolhida. Quem comparecer às palestras ganha um certificado de participação. Todas as atividades são abertas ao público e não precisam de inscrição prévia. Confira a programação abaixo:

 

Terça-feira (15):

• 8h45 – Palestra “Neutralidade da ciência e determinismo Tecnológico”, com Renato Dagnino

• 19h – Palestra “Tecnologias de informação e comunicação: Desafios para a cultura e a cidadania”, com Maria Luiza Belloni.

 

Quarta-feira (16):

• 8h – Mesa Redonda “Inovar para quê? Inovar para quem?” com Geraldo A. Pinto, Erika Batista e Rozangela Curi Pedrosa

• 14h – CinePET

 

Sobre Renato Dagnino

 

Doutor em economia (Unicamp, 1989), formado em Engenharia Metalúrgica. Dagnino atua como professor titular no Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP. Na década de 80 conseguiu reconhecimento internacional por seus trabalhos sobre economia, economia de defesa e P&D e produção militares latino-americanas. Foi um dos criadores do Instituto de Geociências e da área de Política Científica e Tecnológica da Universidade.

 

Publicou mais de 60 artigos em periódicos especializados e aproximadamente 40 capítulos e livros na sua área de atuação acadêmica. Seus últimos livros são Ciência e Tecnologia no Brasil: o processo decisório e a comunidade de pesquisa; Neutralidade da Ciência e Determinismo Tecnológico; e Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade.

 

Sobre Maria Luiza Belloni

 

Coordenou e atualmente integra como pesquisadora o grupo de pesquisa COMUNIC, que estuda as interrelações entre as mídias e os processos educacionais. Vem trabalhando desde os anos 70 sobre as relações entre o público jovem (crianças e adolescentes) e as diferentes mídias eletrônicas e suas repercussões sobre o processo de socialização, especialmente a educação, tendo realizado várias pesquisas sobre estas temáticas.

 

Tem experiência nas áreas de Educação e das Ciências Humanas, com ênfase em Sociologia da Educação e da Infância, tendo trabalhado principalmente sobre os seguintes temas: mídia­educação, infância e midias, educação à distância, comunicação educacional. Graduou­se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), tem uma especialização em Metodologia de Pesquisa pela Fundação Getúlio Vargas (1971), fez mestrado em Sociologia na Université de Paris III (Sorbonne­Nouvelle; 1976) e doutorado em Sciences de l'Education na Université de Paris V (Faculté René Descartes; 1984). Realizou pós-doutorado no CNRS (Paris, França, 1989) e na Universidade Aberta de Portugal (Lisboa, 1997/98). Foi membro e coordenadora (1996) do GT Educação e Comunicação da ANPED e participa do Conselho editorial da Revista Educação e Sociedade.

 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.