O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudantes do curso de Química conquistam prêmio na Bahia

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 19 ago 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:43

 

Com um estudo relacionado à pesca artesanal do camarão sete-barbas em Porto Belo (SC), os alunos Maurício Goetten e Afonso Bosse, do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul, conquistaram o 2º lugar na categoria “Ciências Agrárias” durante a 3ª Mostra de Iniciação Científica da Bahia. O evento ocorreu entre os dias 5 e 9 de agosto, no município de Catu (BA), e foi organizado pelo Instituto Federal Baiano.

 

Orientado pelo professor Mário Cesar Sedrez, a pesquisa dos estudantes analisou a captura da “Sciaenidae” (uma família de peixes) na pesca artesanal do camarão sete-barbas. O peixe, segundo os estudantes, não tem valor comercial e, na maioria das vezes, é devolvido morto ao mar. “Constatamos que, para cada quilo de camarão pescado, são capturados também 5,19 quilos de peixe. Isso faz com que a situação dos pescadores artesanais se agrave ao longo do tempo, pois diminui a quantidade de peixes disponíveis nas pescas futuras”, explica.

 

Além do prêmio pela exposição oral da pesquisa, os estudantes também irão publicar o estudo numa revista científica e ganharam direito à participação em mais um congresso científico no Rio Grande do Norte. “Como estudante, isso representa um recompensa pela dedicação e esforço que dedicamos à pesquisa. Já como profissional, acredito que as premiações nos incentivam a não parar de pesquisar, de fazer ciência e, sobretudo, de buscar inovações”, diz Maurício.

 

A pesquisa foi realizada entre agosto de 2013 e julho deste ano e teve o apoio do edital universal de apoio à pesquisa publicado em 2013 pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Clique aqui e confira o site do evento no qual os estudantes do Câmpus Jaraguá do Sul foram premiados.

 

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.