O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunas do Mulheres Sim participam de oficina de Economia Solidária

CÂMPUS CAÇADOR Data de Publicação: 30 out 2014 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:48

 

As alunas do programa Mulheres Sim do Câmpus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), reeducandas do Presídio Regional de Caçador, participaram, de 20 a 23 de outubro, da Oficina de Formação Inicial em Economia Solidária, promovida pelo Projeto Centro de Formação e Apoio a Assessoria Técnica em Economia Solidária – CFES Regional Sul, com carga horária de 8 horas.

 

A primeira parte da oficina foi ministrada por Gelson Nezi, representante da Cáritas Regional, que é a instituição articuladora do projeto em Santa Catarina. Durante a oficina, Gelson trabalhou conceitos relacionados à proposta da Economia Solidária, demonstrando que uma outra economia é possível. “Eu aprendi muito mais do que eu vim ensinar. Foi uma oportunidade muito valiosa poder trabalhar com essas mulheres. As alunas já conhecem os princípios da Economia Solidária, tanto que estão se organizando para a Feira de Economia Solidária que acontecerá no IFSC”, disse o palestrante, ao concluir a primeira parte da oficina.

 

Gelson comentou sobre a importância dessa parceria e manifestou interesse em contribuir ainda mais com o programa Mulheres SIM e com as alunas do Presídio Regional de Caçador.

 

A segunda parte da oficina foi ministrada por Suzana Ribeiro dos Santos, articuladora local do projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina (Fortees), financiado pela Petrobrás e executado pela Cáritas de Santa Catarina. Durante a oficina, Suzana compartilhou a experiência dos grupos que são acompanhados pelo projeto Fortees na região de abrangência da Cáritas Diocesana de Caçador.

 

Suzana ressaltou as dificuldades, conflitos, ajustes e o apoio que o projeto dá para os grupos de Economia Solidária, ressaltando que este apoio é fundamental para a organização e o fortalecimento dos grupos. As alunas aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre como funciona a organização de cada grupo e como podem se organizar melhor para trabalhar em cooperação.

 

Para a coordenadora do programa Mulheres SIM em Caçador, professora Danielle Ullrich, a oficina ministrada pela Cáritas ocorreu em um momento importante, porque as alunas estão se preparando para a Feira de Economia Solidária, que acontecerá no Câmpus Caçador nos dias 4 e 5 de novembro. “Elas tiveram uma visão melhor do que é uma Feira de Economia Solidária, os princípios inerentes a essa prática, e puderam entender as dificuldades e os conflitos que ocorrem nos grupos locais. Agradecemos a Cáritas por esta parceria e por proporcionar mais um momento de aprendizado e compartilhamento de saberes entre as nossas alunas”, concluiu a professora. 

 

CÂMPUS CAÇADOR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.