O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aluno viaja para intercâmbio cultural nos Estados Unidos

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 10 ago 2016 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:15


Morar nos Estados Unidos por um ano, conviver com uma família local como se fosse filho e frequentar a escola como um estudante norte-americano. O aluno Nathan Damann, de 17 anos, embarcou nesta quarta-feira (10) para Lakemoor, em Illinois, para participar do programa de intercâmbio Global Citizens of Tomorrow. Neste período, ele fica com o curso técnico integrado em Eletroeletrônica trancado no Câmpus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

 

"Vai ser bom para o currículo, para conseguir fluência em inglês, conhecer novas culturas e ficar mais maduro e responsável", explicou Nathan, antes da viagem. Mesmo sabendo que vai ser difícil ficar longe da família e dos amigos, ele estava entusiasmado. "Sempre sonhei em ir para os Estados Unidos."

 

Na edição deste ano do intercâmbio promovido pela agência de intercâmbio AFS Intercultural Programs e British Petroleum (BP), foram selecionados dez alunos brasileiros para as bolsas, que, além do pagamento da viagem e estadia, preveem o pagamento de mesadas de US$ 120 dólares para os intercambistas. O programa é voltado para alunos da rede pública ou bolsistas integrais de escolas privadas. Notas boas na escola e fluência em inglês são critérios para participação.

 

A primeira fase do concurso foi nacional e teve prova on-line de inglês e matemática e uma redação em inglês. Na segunda fase, os dez melhores colocados de Santa Catarina e do Paraná passaram um dia em Joinville, onde realizaram dinâmicas individuais e em grupo, entrevistas, debates sobre temas atuais, prova de conhecimentos gerais e prova de inglês. "Ficamos um dia inteiro numa casa, interagindo com o grupo e fazendo diversas atividades em que tudo era avaliado", explicou Nathan.

 

Para participar do intercâmbio com tranquilidade e ainda se formar com a turma com que ingressou no IFSC, Nathan contou com o suporte do Câmpus Joinville e o apoio dos professores. No primeiro semestre deste ano, além do quinto módulo, ele adiantou o sexto. Na volta, ele fará os dois últimos módulos também em um semestre.

 

"O Nathan que eu sou hoje foi moldado pelo IFSC. Aqui tive oportunidade de participar de olimpíadas, feiras e muitos eventos. E tudo isso me ajudou a conseguir a bolsa", destacou o intercambista, que coleciona medalhas em olimpíadas científicas, como a de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia, de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e de prata estadual na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) – edições 2015.

 

Devido ao seu excelente desempenho na prova teórica na Olimpíada Brasileira de Robótica 2015 (OBR), Nathan também representou Santa Catarina no Minicurso de Robótica, realizado em novembro do ano passado, em Uberlândia – MG. Outra conquista foi o segundo lugar na 3ª Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Joinville (Fecitej), na categoria Ensino Técnico, com o projeto "Bengala inteligente e outros protótipos reutilizando o lixo eletrônico", desenvolvido com os colegas Ricardo Marques, Sarah Tavares e Vinícius Amancio.

 

Por Liane Maria Dani | Jornalista IFSC

 

CÂMPUS JOINVILLE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.