O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC participa de concurso gastronômico na Fenaostra

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 06 out 2016 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:20

 

A equipe do curso superior de tecnologia em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente levou o segundo lugar no concurso gastronômico da 17ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra). Eles competiram com três faculdades da Grande Florianópolis. 

 

Vitor Hahn Monteiro Lufchitz, acadêmico de Gastronomia, foi o cozinheiro da equipe. Ele enfrentou uma maratona para participar do Concurso Gastronômico Fenaostra Creative City. Foram três meses de treinamento, pesquisa e seleções internas no câmpus, junto ao auxiliar Newton Kramer dos Santos Neto.

 

A dupla cursa a quinta fase da graduação. Em 23 de julho, concorreram com outras nove duplas na escolha do prato que representaria o IFSC na categoria acadêmica do Concurso. Foram selecionados para a etapa seguinte com o prato Royale de Ostra à Moda Manezinha.

 

O Royale (na foto ao lado) poderia ser apresentado em restaurantes de alta gastronomia, mas, curiosamente, tem como base produtos da culinária regional. Na lista, estavam: linguiça blumenau, feijão, ova de tainha, banana da terra, taioba, amora, molho de tutano bovino e, é claro, ostras.

 

Para o concurso, a estratégia da equipe do IFSC foi manter o requinte e conceito do prato, além de treinar a agilidade — o tempo de prova seria apertado. A equipe foi coordenada pelo o professor Gustavo Adolfo Maresch e teve apoio das professoras Nicole Pelaez e Fabiana Mortimer Amaral.

 

Correndo contra o relógio

 

O concurso aconteceu na Faculdade Estácio de Florianópolis no último dia 5. Os garotos do IFSC enfrentaram a dupla da casa e as equipes dos cursos de Gastronomia do Senac e da Unisul. O desafio do IFSC era permanecer invicto, depois de duas edições levando o primeiro prêmio.

 

As equipes tinham uma hora para montar um prato que tivesse ostras como item principal, mais três acompanhamentos e dois molhos. Havia, ainda, mais 20 minutos para limpar a bagunça da cozinha. Antes do prato final, o chef Vitor passou pela prova de habilidades básicas em cortes e em abertura de ostras.

 

O  professor Maresch, não poderia intervir no cumprimento das provas. O auxiliar, Newton, não poderia atuar diretamente na elaboração do prato, apenas ajudar na logística dos insumos. Aos jurados Narbal Correia, João Lombardo, Luciane Daux foram entregues porções para degustação.

 

https://www.youtube.com/watch?v=M2SO6yOiqvA

 

Resultados

 

Quem assiste Masterchef sabe quão raro é não haver críticas nos comentários após a degustação: significa uma boa classificação, na certa. Para o prato apresentado pela dupla do IFSC, os juízes só teceram elogios — tanto é que a equipe ainda não sabe o motivo de ter levado o segundo lugar. "Eles elogiaram muito a combinação dos ingredientes, até ficamos surpresos com o resultado", conta Maresch.

 

De todo modo, não foi dessa vez que o instituto conquistou o terceiro título. A Estácio levou o primeiro lugar com o prato Jardim de Ostras, de Sádia Silva Oliveira. Como prêmio, a acadêmica recebeu uma viagem nacional de intercâmbio. Já a terceira colocação é de Getulio Freitas Filho, do Senac.

 

Como relembra Maresch, o importante é integrar o concurso e manter o tom amistoso da disputa. Ele se diz satisfeito com a colocação, que mantém o ritmo ascendente do IFSC. Vitor pretende dividir o prêmio de mil reais com o colega Newton. 

 

Fenaostra

 

Florianópolis detém o título de capital nacional da ostra, por concentrar 80% da produção nacional. Para celebrar o cultivo do molusco e a cultura local, a Fenaostra reúne atrações culturais, artesanato e o melhor da culinária manezinha. A festa acontece de 6 a 12 de outubro, no centro de eventos Centro Sul. Confira a programação no site do evento

 

Por Eduarda Hillebrandt | Estagiária de Jornalismo IFSC 

 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.