O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Peças de teatro, feira, show e oficinas marcam a Mostra de Arte e Cultura

CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 01 dez 2016 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:22


Com o edital de fomento para projetos culturais nos câmpus, não foram só os alunos e servidores que ganharam um pouco mais de arte no seu dia a dia, os municípios onde os câmpus estão instalados também ganharam uma programação cultural. Em Gaspar, por exemplo, onde não há teatros, o auditório do Câmpus é um importante palco para a cidade. No último dia 17, alunos de escolas públicas da cidade assistiram a peça "Uma história em par" da Sinos Cia de Teatro.

“A Mostra é de grande importância porque está permitindo que um número maior de crianças, jovens e adultos, muitos de baixa renda, possam ter acesso à arte e cultura sem ter que se deslocar para um centro maior, como Blumenau”, avalia o professor Paulo Stahnke, coordenador do grupo de teatro Educarte.

O professor é coordenador de um dos projetos aprovados pelo edital. A Mostra Solidária de Arte e Cultura está trazendo peças de teatro, shows e promovendo uma feira de economia solidária com as alunas do programa Mulheres Mil. No dia 6, terá apresentação da peça Rádio KKD da trupe Perambula de Blumenau e no dia 7, show de Filipe Burgonovo.

“A descentralização da Mostra de Arte e Cultura do IFSC, com a intenção de torna-lo uma ação institucional, demonstra amadurecimento e valorização. Amadurecimento por parte do instituto, que reconhece o crescimento da produção cultural nos câmpus, visto já na primeira edição 18 câmpus participarem do evento com 23 projetos culturais em diversas áreas. Valorização porque também reconhece todo o esforço e energia dispendidos por todos os colegas envolvidos ao longo destes seis anos nos câmpus da expansão, bem como a importância que possui a arte e a cultura na formação dos educandos. ”

Outro projeto que está sendo promovido através de recursos do edital é o “IFSC e Arte Urbana: interação entre cultura hip hop e escola” coordenado pela professora de Artes Fernanda Trentini e pelos servidores Anderson Honorato e Guilherme Quadros. Foram realizadas oficinas de desenho e grafite e no dia 7, quando se comemora o aniversário do Câmpus Gaspar, será realizada oficina de dança de rua e um live paint, em que os alunos farão pinturas na quadra do câmpus.

“Com este projeto, nós conseguimos ter seis bolsistas e isso foi importante para sensibilizar os alunos para as oficinas. Temos bolsistas de diferentes fases e cursos. Em todas as oficinas contamos com o apoio de três grafiteiros de Blumenau Adriel (Zaack), Nino e Coof. Durante esses encontros, os alunos aprenderam técnicas de desenho e pintura e no dia 7 eles terão como tema “Esportes e dança” para pintar algumas paredes da quadra”, explica a professora Fernanda Trentini.

 

Em uma das oficinas, os alunos e a comunidade externa pintaram uma parte dos muros do câmpus. . “Eu vejo o grafite como uma arte contemporânea e gosto muito do trabalho de um artista de Blumenau que se chamava Risco. Eu resolvi fazer uma criatura híbrida que é um pouco mulher e um pouco sereia”, explica a aluna Marina Mueller, da quinta fase do curso técnico integrado em Química.

Thiago Heiden, de 13 anos, é irmão de um aluno do IFSC e veio participar das oficinas de grafite. “Eu ainda não sou aluno do IFSC, mas fiquei com mais vontade ainda de vir estudar aqui depois de participar desta oficina.”

Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC

CÂMPUS GASPAR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.