O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Grupo de pesquisa busca doações para desenvolver brinquedos acessíveis

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 19 abr 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:28

 

Desenvolver brinquedos acessíveis é um dos objetivos do Grupo de Pesquisa em Acessibilidade e Tecnologias Assistivas (Gpeata) do Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). E o grupo está precisando de doações de brinquedos para ampliar suas pesquisas.


Os brinquedos devem ser movidos a pilha, possuir um botão de liga e desliga e estar funcionando. Podem ser carrinhos, bonecas, instrumentos musicais, ou qualquer outro brinquedo com estas características. Eles podem ser doados tanto no Núcleo Pedagógico do Câmpus Araranguá quanto na Apae da cidade e na Rádio Araranguá.


“Existem poucos brinquedos acessíveis. Nossos protótipos são brinquedos eletrônicos que tenham acionamento por meio de um botão externo, dando liberdade para a criança que não tem movimentos tópicos para conseguir acessar [o botão]. Estamos tentando desenvolver brinquedos de uma forma economicamente acessível”, explica a professora Ivani Voos, uma das integrantes do grupo de pesquisa.


Tecnologias Assistivas são recursos e serviços que visam a ampliar as habilidades e facilitar o desenvolvimento de atividades diárias por pessoas com deficiência. O grupo de pesquisa criado em 2016 vem realizando um trabalho de formação de professores e desenvolvendo materiais que possam ser replicados pelas escolas de Araranguá.


Os brinquedos desenvolvidos pelo grupo estão sendo testados com crianças que frequentam a Apae de Araranguá. O grupo vem realizando reuniões com os pais, para explicar os objetivos do projeto, e já levou para testes uma Kombi de brinquedo, adaptada para crianças especiais. “É muito evidente a realização da criança em poder controlar o brinquedo e ter autonomia para brincar, sem ninguém fazendo algo por ela”, diz Ivani.


Por Daniel Cassol | Jornalista IFSC

 

CÂMPUS ARARANGUÁ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.