O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Livro reúne experiências de ensino de Espanhol em institutos federais

CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 28 jun 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:31

 

A professora Luiziane da Silva, do Câmpus Gaspar, é uma das autoras do livro “Ensino de Espanhol nos institutos federais: cenário nacional e experiências didáticas” organizado pelo professor Antônio Ferreira da Silva Júnior do Cefet/RJ. Ela escreveu um capítulo traçando um panorama sobre o ensino de Espanhol no Instituto. “No capítulo "O Espanhol no Instituto Federal de Santa de Catarina na atualidade", eu faço um levantamento de como tem sido o ensino de Espanhol na rede. O IFSC conta atualmente com 21 professores de Espanhol e a maior área de atuação deles é em cursos integrados até por conta da lei nº 11.161 que tornava obrigatório o ensino de Espanhol no Ensino Médio. Para escrever sobre o IFSC contei com a colaboração de alguns professores como da Daniela Carrelas, que foi uma das primeiras professoras de Espanhol do IFSC.”

Assim como o estudo de caso sobre o IFSC, há relatos de práticas pedagógicas e de experiências sobre o ensino de Espanhol em todas as regiões do país, o que permite conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido nas instituições da rede federal. O livro foi lançado no simpósio “Ensino de Espanhol nos Institutos Federais”, nos dias 01 e 02 de junho de 2017 no CEFET/RJ.

Durante o encontro, foram realizadas palestras, mesas-redondas e comunicações sobre o ensino de Espanhol. Além do relato sobre o capítulo do livro, Luiziane falou ainda sobre sua experiência como professora de Espanhol no Câmpus Gaspar. “No simpósio nós discutimos também a lei nº 11.161 chamada de lei do Espanhol e a Medida Provisória 746 de 2016 que tirou a obrigatoriedade de oferta de Espanhol no Ensino Médio e de como isso limita a atuação dos professores e o conhecimento do brasileiro.”

Para quem quiser conhecer melhor o trabalho sobre o ensino de Espanhol nos institutos federais, há um exemplar do livro na biblioteca do Câmpus Gaspar.

Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC

CÂMPUS GASPAR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.