O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Vida otimizada com uso da matemática foi tema da abertura da SNCT

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 24 out 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:36


A matemática como uma ciência viva, dinâmica, acessível a todos e que pode trazer soluções para as mais diferentes áreas do conhecimento humano. Este foi o tema da palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus São José, realizada na segunda-feira (23).

De acordo com a palestrante,

Melissa Weber Mendonça,

professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é preciso quebrar a ideia de que a matemática é feita para pessoas especialmente inteligentes.



De acordo com Melissa, é nocivo o paradigma de que a pesquisa em matemática é feita por gênios. Para ela, os êxitos nas pesquisas em matemática aplicada é reflexo da experiência e do trabalho realizado por pessoas comuns. "O que se faz necessário para estimular os jovens são professores que orientem e facilitem o processo de aprendizado da matemática", defende.

A pesquisa desenvolvida pela professora é focada na "otimização", que pode ser explicada como a busca pela melhor solução para um problema, entre todas as soluções possíveis. "Mas, melhor em relação a que? As variáveis podem ser aplicadas a muitos contextos e quando você enumerar todas as soluções possíveis, o crescimento é exponencial", problematiza a professora.

Segundo Melissa, a natureza pratica otimização o tempo todo, "processos químicos, físicos e biológicos são eficientes, isso pode ser percebido analisando um formigueiro, por exemplo. Os túneis das formigas são construídos de forma a otimizar a trajetória para conseguir comida, a otimização também pode ser percebida no caminho que a água realiza em bacias hidrográficas, para fazer o caminho da nascente até o mar", reflete. A pesquisa em matemática aplicada se baseia na elaboração de algorítimos que tragam soluções como estas, encontradas pela natureza.

Que tipo de problema podemos resolver com a otimização?


Ao longo da história, a otimização foi aplicada para a soluções de diversos problemas. Melissa trouxe o exemplo de George Dantzig, que durante a segunda gerra mundial, criou o "Método Simplex", que solucionava o problema da dieta dos soldados americanos. Dantzig, com sua pesquisa, respondia qual a melhor maneira de distribuir recursos entre os soldados, de forma a minimizar os custos de transporte e armazenamento, ao mesmo tempo em que satisfazia as necessidades nutricionais dos soldados.

Melissa explica que a otimização vem sendo amplamente utilizada no desenvolvimento de inteligência artificial. Sua aplicação pode ser percebida no dia a dia, através dos sistemas de recomendações para a venda de produtos, indicações de amizades utilizadas nas redes sociais e, até mesmo, em redes de relacionamentos como o Tinder.

De acordo com a professora, muitas destas soluções são desenvolvidas com álgebra linear, cálculo (análise) e programação. Ela conta que para poder entender e solucionar problemas de outras áreas, é necessário além do conhecimento técnico, diplomacia e facilidade de lidar com pessoas. "Para quem gosta de estudar estes assuntos, a matemática pode ser algo muito estimulante e interessante".

O tema, "a matemática está em tudo",  volta ao debate nesta quarta-feira (25), no último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, quando o Cineclube câmpus São José exibe o curta metragem "Donald no País da Matemágica". A sessão será seguida dos comentários da professora de Matemática do câmpus, Elenira Vilela. A exibição acontece às 19h, com entrada franca e aberta para a comunidade.

Por Comunicação do Câmpus São José

 

CÂMPUS SÃO JOSÉ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.