O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC é destaque na Reditec 2017

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 19 nov 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:38

 

 

Começa hoje em João Pessoa, na Paraíba, e segue até 23 de novembro, a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Neste ano, com seis projetos selecionados, o IFSC é a instituição com maior número de apresentações sobre experiências exitosas.

 

O evento, que é promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), reúne anualmente gestores dos Institutos Federais e outras instituições de ensino tecnológico para discutir o cenário educacional e traçar políticas de gestão, consolidando projetos institucionais e parcerias. O tema principal da 41ª Reditec é “Educação Profissional: acesso, permanência e êxito”.

 

 

Câmpus Tubarão

 

Um curso do IFSC Câmpus Tubarão voltado para todas as pessoas que se definem mulheres foi selecionado para a mostra de experiências positivas. O projeto  "TRANSformando vidas de sujeitos em situação de vulnerabilidade social: somos todas MULHERES SIM" atende mulheres cisgênero e transgênero com oficinas e atividades sobre educação, gênero, cidadania e alternativas de geração de renda. O projeto é assinado pela coordenadora do Programa Mulheres Sim no IFSC, Paula Clarissa de Souza, e pela assistente social Rosiana Tais Andreolla, coordenadora do programa no Câmpus Tubarão.

 

Câmpus São Miguel do Oeste

 

Intitulado “Proeja em território Campesino”, o projeto do Câmpus São Miguel do Oeste será apresentado pelo professor e diretor-geral do câmpus, Diego Albino Martins, e trata da experiência do Proeja Técnicas em Agricultura Familiar, um curso voltado para agricultores e ofertado diretamente na comunidade rural de São Miguel do Oeste, por meio de uma parceria entre o IFSC e a prefeitura. O curso já havia sido premiado em 2015 com a Medalha Paulo Freire do Ministério da Educação (MEC), em artigo elaborado pela servidora Maria Helena Mosquen, que compilou e organizou dados de entrevistas para demonstrar os resultados obtidos.

 

Câmpus Chapecó

 

O Câmpus Chapecó estará representado no evento com o projeto “Tecnologias Assistivas no Câmpus Chapecó”, que será apresentado pelo professor e coordenador de Pesquisa, Cristiano Kulman, como experiência exitosa na modalidade “Pesquisa”. A apresentação relatará o desenvolvimento de tecnologias assistivas realizado pelo câmpus, epecialmente nas aulas de metodologia de projeto de produto e nos projetos integradores do curso de Engenharia de Controle e Automação. A apresentação mostrará ainda os métodos aplicados e como estas tecnologias podem impactar o cotidiano de pessoas com deficiência.

 

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

 

“Do design de móveis em sala de aula à transferência da propriedade industrial: um case de sucesso na perspectiva de atuação dos Institutos Federais”. Este foi o título do projeto, de autoria do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Clodoaldo Machado e do Chefe de Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais Luiz Henrique Castelan Carlson, que por meio de parceria com uma indústria moveleira e o registro de propriedade industrial, conseguiu aproximar os alunos do setor produtivo. O projeto resultou na inclusão de móveis com a assinatura de alunos e servidores na linha de produtos da fábrica.

 

Diretoria de Assuntos Estudantis

 

Desenvolvido para atender uma demanda antiga da Instituição, o projeto dos servidores Solange Finger (Diretoria de Assuntos Estudantis) e Andrey Carmisni (Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação), “Desenvolvimento e implantação do sistema informatizado PAEVS e IVS” possibilitou o gerenciamento  do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e os auxílios financeiros do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (PAEVS). O sistema promoveu a qualificação no gerenciamento de diversas etapas, como a inclusão/ exclusão dos discentes no IVS ou nos auxílios financeiros PAEVS, a concessão e controle dos auxílios, o envio e controle dos pagamentos, relatórios, controle de usuários, consulta ao IVS, entre outras ferramentas oferecidas.  Atendendo 22 câmpus e Reitoria, o projeto selecionado pela Reditec também obteve destaque no Prêmio IFSC de Inovação, ficando com o segundo lugar.

 

Diretoria de Comunicação

 

Outra experiência selecionada para a mostra foi a campanha do IFSC em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC) que, em setembro, foi publicada no Facebook com o objetivo de esclarecer para a comunidade externa a existência das duas instituições no estado. A iniciativa buscava deixar claro para os internautas que, juntas, as instituições conseguem oferecer uma gama de cursos ainda maior e estar presentes em todas as regiões do estado. A campanha, que utilizou ainda o dia do irmão como gancho conceitual, foi idealizada pelos comunicadores Geisa Golin, Henrique Lara e Rafael dos Passos.

 

Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

 

INSTITUCIONAL

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.