O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos do Câmpus Joinville conquistam cinco medalhas na Olimpíada de Astronomia

ENSINO Data de Publicação: 26 mar 2018 13:58 Data de Atualização: 27 mar 2018 17:16

O Câmpus Joinville emplacou cinco medalhas na 20ª edição da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA): prata para Bruno Munhoz Lavanini, Eduardo Baccin e Lucas Gessner da Silva; e bronze para Guilherme Fentzlaff Müller e Matheus Soppa Geremias. As medalhas, referentes a 2017, foram entregues neste mês aos estudantes dos cursos técnicos integrados em Eletroeletrônica e Mecânica.

Conforme o professor de física, Fernando Cláudio Guesser, a olimpíada é uma forma de estudo aplicado de física, matemática e disciplinas técnicas. Realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira, a OBA é voltada para todos os alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do país.

Para Eduardo, Lucas e Guilherme, o resultado na OBA teve um gosto ainda mais especial. É a primeira vez que eles conquistam medalhas em olimpíadas do conhecimento pelo IFSC. Atualmente no 3º módulo de Eletroeletrônica, Lucas fez a prova quando ainda estava no primeiro módulo. "Não esperava este resultado, porque tinha assuntos que não sabia muito bem", conta o aluno, que teve a seu favor a experiência de ter participado da OBA no ensino fundamental, onde já havia conquistado medalha de bronze.

Apaixonado por todas as matérias exatas, Lucas vem do ensino fundamental com outras premiações no currículo: bronze e prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e prata na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep). "Não busco medalhas, mas formas de testar o que sei", destaca.

Eduardo também já havia participado da OBA no ensino fundamental, com o saldo de uma medalha de bronze. "Fazia a prova por esporte. No IFSC, comecei a estudar pra valer", comenta o estudante do 5º módulo de Mecânica, que cita os cientistas Albert Einstein, Isaac Newton, Carl Sagan e Stephen Hawking como seus grandes inspiradores.

Já Guilherme participou da OBA pela primeira vez, interessado em aprender algo fora da sala de aula. "Fiz mais por curiosidade e gostei muito. Aprendi coisas novas e interagi com novos alunos. É uma troca de conhecimento", explica.

Robótica

Também foram premiados os dois alunos do Câmpus Joinville que garantiram medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Robótica 2017 (OBR): Marcos Paulo Jaski e Bruno Munhoz Lavanini. Dividida em duas modalidades - teórica e prática, a OBR objetiva reconhecer e estimular jovens em todo o território nacional às carreiras científico-tecnológicas, identificando talentos e promovendo debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Nesta edição da OBR, além da medalha, Marcos conquistou uma vaga no Minicurso de Robótica, realizado de 7 a 11 de novembro, em Curitiba. O estudante do 5º módulo de Eletroeletrônica foi selecionado para representar Santa Catarina no curso junto com outros 16 alunos do ensino médio e técnico dos demais estados brasileiros. Leia a matéria aqui.

ENSINO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.