O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Professores do IFSC promovem observação do eclipse total da lua

EXTENSÃO Data de Publicação: 24 jul 2018 15:24 Data de Atualização: 25 jul 2018 10:33

Os professores do projeto Astro&Física, do Câmpus São José do IFSC, promovem momento de observação do eclipse total da Lua, dia 27 de julho, das 17h às 20h, no Mirante da Lagoa da Conceição.

Neste dia, haverá telescópios à disposição do público, estudantes e curiosos. A observação também pode ser feita a olho nu, mas com a ajuda de equipamentos é possível perceber detalhes do relevo lunar, como as crateras causadas por impactos de asteroides no passado.

O coordenador da ação, professor Marcelo Girardi Schappo, explica que o eclipse ocorrerá dia 27, a partir das 14h15, com término por volta das 20h30. “Porém, é importante destacar que para Santa Catarina, neste dia, o nascer da Lua será por volta de 17h40, o que faz com que consigamos observar apenas a parte final do eclipse”, completa.

O que é o eclipse lunar:

O coordenador do projeto Astro&Física do Câmpus São José, professor Marcelo Girardi Schappo, explica que um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados astronomicamente, com a Terra entre Sol e a Lua. Nesse momento, o nosso planeta bloqueia a luz do Sol, ficando a Lua na região de sombra da Terra. Quando a Lua entra totalmente na sombra da Terra, tem-se o fenômeno conhecido por Eclipse Lunar Total.

Não é um fenômeno astronômico raro, ocorrendo, em média aproximada, um por ano, apesar de haver anos com dois e anos com nenhum. Porém, nem todas as ocorrências são visíveis em todos os locais do planeta, por isso precisamos apreciar o fenômeno quando temos oportunidade. Por exemplo, o último eclipse lunar total visível em Santa Catarina foi em setembro de 2015, enquanto o próximo será em janeiro de 2019.

O fenômeno de eclipse total da Lua também é chamado de “Lua de Sangue”. O motivo é que durante o eclipse a Lua ficará avermelhada ou alaranjada. O que explica esse processo é que a luz do Sol atravessa a atmosfera da Terra e interage com ela, sendo que a luz de coloração avermelhada é desviada para dentro da região de sombra, atingindo a superfície da Lua.

Para saber mais, acesse a página do evento no Facebook.

Conheça o projeto Astro&Física:

O Projeto Astro&Física é de caráter de extensão e sediado no Câmpus São José do IFSC. Os participantes atendem todo o Estado de Santa Catarina promovendo palestras sobre temas de Física Moderna e Astronomia, além de sessões públicas de observação astronômica de eventos relevantes. Participam do projeto professores do Câmpus São José do IFSC, alunos e membros voluntários da comunidade externa.

Mais informações com o coordenador, professor Marcelo Schappo, e-mail: marcelo.schappo@ifsc.edu.br.

EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.