Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

3ª Fase do Desafio IFSC 2018

Clique aqui para visualizar a pontuação das equipes na 2º Fase do Desafio IFSC 2018.

As 15 equipes com a maior pontuação estão classificadas para a 3º Fase do Desafio IFSC 2018 e devem estar atentas aos prazos estabelecidos no Calendário do Desafio IFSC 2018.

Em breve as equipes classificadas receberão instruções de como proceder com a inscrição no SEPEI 2018, momento em que será realizado o evento Pitch.

Até 26 de agosto de 2018, as 15 equipes classificadas devem enviar o Anexo IV - PLANO DE APLICAÇÃO DO PRÊMIO (link ODT)  (link DOCX) de acordo com as instruções existentes no Regulamento do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2018.

 

Calendário do Desafio IFSC 2018

 

Período de Capacitação de Empreendedores (encerrado)

O material de capacitação foi enviado por email e por WhatsApp às equipes inscritas.

Conteúdo 1:

Artigo: Como Construir Propostas de Valor com o Value Proposition Design e Canvas

Vídeo: Canvas da Proposta de Valor - Produtos Certos para os Clientes Certos

Pôster A3: Canvas de Proposta de Valor

Conteúdo 2:

Artigo: Como montar um Canvas (parte 2) – Segmentação de Clientes

Vídeo 1: Proposta de Valor Exemplo (Uber, Airbnb, Facebook, Instagram, Youtube)

Vídeo 2: Como Desenvolver sua Proposta de Valor

Infográfico: A proposta de valor para atrair e conquistar clientes

Conteúdo 3:

Artigo: Como montar um Canvas (parte 3) – Proposta de Valor

Blog: O Analista de Modelos de Negócios - Tipos de Modelos de Negócios

Conteúdo 4 e Material Bônus:

e-Book 1: Cartilha do Quadro de Modelo de Negócios - SEBRAE

e-Book 2: O Analista de Modelos de Negócios - 75 exemplos

Artigo: Como montar um Canvas (parte 4) – Canais

Conteúdo 5:

Artigo: Como montar um Canvas (parte 5) – Relacionamento com Clientes

Ferramentas on-line:

Conteúdo 6:

Artigo: Como montar um canvas (parte 6) – Fontes de Receitas

Artigo: Os 4 Grandes Erros que Podem Matar o seu Modelo de Negócios

Conteúdo 7:

Artigo: 11 Dicas e Boas Práticas para o Business Model Canvas (você não pode ignorar a #5)

Vídeo: 11 Dicas e Boas Praticas para o Business Model Canvas

Regulamento e Anexos

Sobre o Desafio IFSC

O que é o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras?

O Desafio IFSC de Ideias Inovadoras é uma competição gratuita de caráter educacional voltada à promoção do empreendedorismo e da inovação tecnológica no IFSC. As melhores ideias receberão até 15 mil reais para saírem do papel e serem colocadas em prática como projetos de pesquisa aplicada.

"Você já teve uma ideia e pensou que poderia transformá-la em um bom negócio?"

"Você já encontrou problemas para os quais imaginou uma solução?"

"Você já pensou em formas de tornar o  mundo um lugar melhor por meio da tecnologia?"

Todos nós já tivemos ideias inovadoras que, se colocadas em prática, poderiam gerar novos produtos e negócios de sucesso. Então o que você está esperando? Convide os seus colegas, forme uma equipe e inscreva a sua ideia inovadora até 19 de junho de 2018. É muito fácil participar!

Leia atentamente o Regulamento do Desafio IFSC e depois acesse o formulário de inscrição on-line. Faça download desta apresentação que ilustra o funcionamento da competição.

Quem pode participar?

R: Alunos matriculados em cursos regulares do IFSC organizados em equipes de 01 até 04 alunos e um Mentor (servidor do IFSC).

Que tipo de ideia posso inscrever no Desafio IFSC?

R: Qualquer ideia de produto ou de processo tecnologicamente novo ou melhorias tecnológicas significativas em produtos ou processos existentes. O termo produto se aplica tanto a bens como a serviços e demais ideias com caráter original, inovador e empreendedor de base tecnológica. Para ajudá-lo a formatar ou encontrar uma ideia inovadora, acesse a lição Crie sua Ideia de Negócio, disponível no app Google Primer (Google Play ou Apple Store).

Como Funciona o Desafio IFSC?

R: Todas as equipes inscritas receberão um rico material sobre empreedendorismo e inovação tecnológica. Com base neste material, as equipes irão elaborar um Modelo de Negócio de sua ideia, usando a metodologia Canvas, que será avaliado por uma Comissão Julgadora. As 15 equipes com a maior pontuação do seu Modelo de Negócio estarão classificadas para a apresentação Pitch que acontecerá durante o SEPEI 2018. As dez equipes com maior pontuação recebem apoio financeiro para investir na execução do Plano de Aplicação (projeto), conforme a tabela ao lado.

O que é a pontuação bônus?

R: O SEBRAE/SC também lançou uma competição muito similar ao Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, chamado de Concurso Universitário de Negócios Inovadores. Neste concurso os alunos também inscrevem uma ideia inovadora e tem acesso a um ambiente virtual com um rico conteúdo sobre empreendedorismo e inovação. As equipes inscritas no Desafio IFSC que comprovarem que também se inscreveram no Concurso Universitário de Negócios Inovadores do SEBRAE/SC recebem uma pontuação bônus de 10 pontos. As inscrições no Concurso do SEBRAE são gratuitas e poderão ser feitas online até as 19h00 do dia 17/06/2018, por meio do endereço eletrônico http://concurso.sebrae-sc.com.br no menu “Participe”. O SEBRAE/SC irá premiar as melhores equipes com 5 viagens ao Vale do Silício e 5 iPad Mini.

Leia esta notícia sobre uma das equipes vencedoras do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras e que foi contemplada pelo Programa Sinapse da Inovação.

Também leia esta notícia sobre a equipe 6S Mecatrônica, vencedora do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2017, que usou os prêmio para desenvolver uma máquina para gravação a laser.

Voltar ao Topo