Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Cursos para adultos que querem voltar para a sala de aula

Oferecer educação formal e profissional a trabalhadores que não tiveram acesso ou abandonaram a sala de aula é um desafio para o IFSC. Para isso, a instituição participa do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e Rede Nacional de Reconhecimento de Saberes Profissionais (Certific). Veja a seguir as três opções de qualificação exclusivas para quem possui mais de 18 anos:

Cursos EJA Técnicos: para quem não cursou o Ensino Médio. O aluno terá um Ensino Médio compacto, além de uma formação técnica do IFSC. É necessário ter Ensino Fundamental completo e a seleção dos candidatos é feita por sorteio. A duração média dos cursos é de três a três anos e meio.

Cursos EJA Qualificação Profissional: também conhecidos como cursos de formação inicial e continuada (FIC), são cursos de curta duração que buscam ofertar um aperfeiçoamento profissional ou uma nova qualificação. Quando direcionado a jovens e adultos, estes cursos permitem também a conclusão do Ensino Fundamental.

Certificação Profissional por Competência (Certific): é um curso técnico para quem já concluiu o Ensino Médio. Nesse curso, o aluno comprova experiência profissional em uma área específica e apenas complementa as disciplinas necessárias para obter a certificação profissional. O objetivo é valorizar a experiência de trabalhadores por meio de um processo de certificação de saberes, possibilitando aos jovens e adultos o prosseguimento dos seus estudos ou o exercício profissional mais qualificado. 

Voltar ao Topo