Reditec e flexibilização

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 14 set 2018 17:26 Data de Atualização: 14 set 2018 23:02

Olá!

Depois de alguns dias de férias, retornei ao trabalho direto para a Reditec 2018, que é a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. A organização e recepção foi do Instituto Federal Fluminense e o evento reuniu reitores, pró-reitores e dirigentes de todos os institutos federais, numa troca muito rica de experiências e conhecimento sobre o trabalho que vem sendo feito na rede em todo o país. A programação foi muito intensa desde o dia 10 de setembro, durante toda a semana, e bastante produtiva. O tema central das discussões envolveu o desafio da inclusão na realidade do trabalho no século 21 e o papel das nossas instituições de educação no cenário de inovação e desenvolvimento tecnológico. As palestras e mesas redondas foram momentos muito bons de debates e reflexões! 

Um destaque da Reditec foi a Mostra de Experiências Exitosas, na qual servidores de todos os IFs previamente selecionados apresentam os resultados de iniciativas de gestão, de ensino, de pesquisa, de extensão e de inovação que vêm sendo desenvolvidas nas instituições. Nós do IFSC tivemos 13 trabalhos selecionados, dos quais dois foram premiados: "Uma ferramenta de planejamento tático", na categoria Desenvolvimento Institucional e Planejamento; e "Edital de Apoio à Busca Ativa de Público Proeja e Reconhecimento de Saberes no IFSC", na categoria Acesso, Permanência e Êxito. É um orgulho ver nosso trabalho com sua qualidade reconhecida e principalmente inspirando outras experiências nas nossas instituições irmãs. Parabéns aos premiados e aos demais servidores que apresentaram nossas experiências exitosas!

Quem também nos encheu de orgulho foi a equipe Zênite Solar do IFSC, que participou do Desafio Solar Brasil - um rali de barcos movidos energia solar que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas. O rali foi realizado em Búzios durante a Reditec e a Zênite venceu uma das provas. Eu consegui tirar um tempo para acompanhar um pouco das atividades da equipe.

No encerramento do evento, eu e a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sonia Regina de Souza, apresentamos a Reditec 2019, que será realizada em Florianópolis com as duas instituições compartilhando a organização. Será um grande desafio mas também um privilégio receber o evento anual mais importante da Rede Federal. 

Flexibilização

O tema da jornada flexibilizada dos servidores técnico-administrativos (TAEs) continua em discussão. A Instrução Normativa nº 2 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, publicada no Diário Oficial no último dia 12 de setembro (disponibilizo cópia aqui e aqui), deixa as questões muito mais claras no que diz respeito às normas que precisam ser cumpridas e que são definidas pela lei federal. Define as regras gerais para a jornada de trabalho do serviço público federal e também trata do atendimento ao público, assim como os serviços que não são passíveis de flexibilização. 

Ontem fui surpreendida com uma moção de repúdio contra mim, publicada no site do Sinasefe-SC, na qual sou acusada de agir de forma autoritária, antidemocrática e sem transparência. Desde que as auditorias da Controladoria Geral da União (CGU) apontaram os problemas na flexibilização nos setores da instituição nós tratamos o tema com transparência, discutindo com os gestores, diretores e servidores todas as implicações e o que precisa ser corrigido. As irregularidades colocam em risco o IFSC e os próprios servidores, por isso não temos a alternativa de não acatar as recomendações.

Nesse processo, convidamos o Sinasefe e a Comissão Interna de Supervisão (CIS) para participar de uma comissão de flexibilização, mas ambos declinaram, pois não aceitam a revisão da resolução e dos processos de concessão, recomendados pela CGU. A revisão da flexibilização é uma questão legal e neste momento não há espaço para intolerância. Fiz questão de enviar uma mensagem diretamente para os nossos alunos, pois soube que havia um movimento tentando mobilizá-los em protestos e manifestações, com informações parciais e enviesadas. Acho que o sindicato, infelizmente, que está agindo com falta de transparência e intolerância, pois distorce as informações. Somos todos servidores públicos, e me sinto desrespeitada como servidora e também como mulher, pois os ataques que venho sofrendo são machistas e misóginos. Lutamos tanto, homens e mulheres, pela igualdade, e neste momento estão mostrando seu lado mais perverso de preconceito contra uma mulher gestora. Destaco que somos uma instituição educadora e devemos dar o exemplo de respeito, educação e cordialidade.  

Sepei 

Teremos na próxima semana um momento que todos esperam durante o ano todo, que é o Sepei, nosso Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, que está na sétima edição. Este ano o evento será realizado no Câmpus Florianópolis-Continente, que está com os preparativos a mil por hora para receber as delegações com nossos alunos e servidores que vêm participar das atividades em torno do tema geral "ConsCiência: escola que transforma". Mais de 1.600 participantes são esperados nas atividades, que além da apresentação de trabalhos envolve também oficinas, palestras, rodas de conversas e mostras culturais. Estamos ansiosos esperando por todos!

Outros assuntos

Falecimento - Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do servidor Felipe Wojcikiewicz, que trabalhava no Departamento de Metal-Mecânica do Câmpus Florianópolis. Um servidor jovem e muito querido pelos colegas, que agora têm o difícil desafio de conviver com a saudade. As últimas homenagens a ele serão neste sábado, no crematório de Palhoça. Meus sentimentos aos familiares nesse momento de luto.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA