Permanência e êxito

Data de Publicação: 11 out 2018 19:04 Data de Atualização: 11 out 2018 21:36
Olá!
 
Nesta semana, tivemos um importante acontecimento na nossa instituição: o primeiro Encontro de Permanência e Êxito. O evento realizado durante toda esta quinta-feira é resultado de um esforço coletivo e marca o lançamento do nosso Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes. Recebemos convidados como a professora da UFMG, Rosemary Dore, o pró-reitor de Ensino do IFMS, Delmir da Costa Felipe, e a nossa pedagoga Nilva Schroeder, que atualmente está cedida para o IFB. 
 
O combate à evasão e a necessidade de buscarmos a permanência e o êxito dos nossos estudantes é uma das prioridades que temos na nossa Gestão. Mais do que estar no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, é uma preocupação diária que nos leva a refletir e procurar formas de melhorar o cenário que temos hoje com altas taxas de evasão. Ver nosso auditório da Reitoria lotado de servidores de todos os câmpus, além de vários que acompanharam a transmissão do evento pela IFSCTV, nos da força para acreditar que estamos juntos em prol de um objetivo comum.
 
Destaquei na abertura do evento a importância de pensarmos em uma inclusão efetiva, que não seja só na forma de ingresso. Entendo que, no momento em que o aluno entra no IFSC, suas dificuldades  na formação também são nossos e precisamos saber acolhê-los para que isso não os desestimule a parar de estudar. Buscamos por meio do nosso programa de Assistência Estudantil apoiar os alunos para que possam se focar apenas em estudar. Neste ano, estamos conseguindo implantar o Programa Nacional de Alimentação Estudantil, que também é fundamental para o bem-estar dos nossos estudantes. Temos outro desafio que é a inclusão dos alunos de deficiência num contexto em que ainda não temos recursos humanos suficientes para atendê-los.
 
Sabemos das dificuldades, mas acredito que o nosso coletivo de servidores e educadores pode encontrar saídas. Num momento político delicado como o que estamos vivendo, precisamos destacar que a educação pública é a única possibilidade de termos um país melhor. Ao agirmos para trazer quem mais precisa para nossos câmpus e para mantê-los estudando até se formarem, estamos contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e, mais do que isso, gerando transformação na vida das pessoas.
 
Parabenizo a todos os envolvidos na realização do evento de hoje e convido todos os servidores a conhecerem nosso Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes e a internalizarem que é responsabilidade de todos combater a evasão.
 
Colégio de Dirigentes
 
Na quarta-feira, tivemos mais uma reunião do nosso Colégio de Dirigentes, o Codir, que reúne os diretores-gerais de todos os nossos câmpus. Na pauta, tratamos de assuntos como soluções de telefonia IP e videoconferência, uso dos recursos da fonte 250, que são de arrecadação própria, a campanha de ingresso, os indicadores de Pesquisa e Extensão, a matriz orçamentária e o nosso PDI.
 
Em relação ao nosso orçamento, tomamos uma importante decisão de realizar os jogos do IFSC, o JIFSC, e o nosso Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, o Sepei, do ano que vem com recursos do IFSC Rede ao invés de utilizar um apoio da Assistência Estudantil. Isso vai permitir que possamos atender mais alunos com auxílio financeiro, uma demanda que tem crescido a partir do momento que temos ampliado a nossa atuação. 
 
Como sempre, a reunião foi transmitida ao vivo pela IFSCTV a a gravação pode ser conferida neste link.
 
Videoconferência
 
Na semana passada, começamos a fazer videoconferências com nossos alunos por meio das representações estudantis. Nesta semana, fizemos novamente com estudantes dos câmpus Chapecó, Jaraguá do Sul-Rau e Lages e está sendo bem bacana. Na oportunidade, conversamos de pautas trazidas pelos alunos. Desta vez, falamos da alimentação estudantil e tiramos dúvidas administrativas como a questão da flexibilização de jornada.
 
Tentaremos fazer essas conversas pelo menos uma vez por mês. Os estudantes que tiverem interesse podem procurar as representações estudantis dos seus câmpus e pedir que agendem horários por meio da nossa Diretoria de Assuntos Estudantes.
 
Outros assuntos:
 
- Ambientação: Na terça, participei da ambientação de 11 novos servidores de diversos câmpus, realizada no nosso Câmpus Florianópolis-Continente. Ficamos sempre contentes por receber novos docentes e técnicos administrativos para somar na nossa equipe. Conversamos sobre nossos desafios e nossa missão de inclusão social e destaquei a importância dos servidores na atuação com seu trabalho e compromisso com a educação pública.