Aula magna e viagem aos câmpus

Data de Publicação: 09 mar 2018 11:24 Data de Atualização: 30 mai 2018 14:28

Olá!

Nesta semana, estive em vários câmpus, onde pude me reunir com alunos e servidores. Por mais cansativo que seja uma agenda cheia de viagens concentradas em uma semana, onde buscamos otimizar os recursos e concentrar os eventos para que possamos estar presentes, é sempre muito bom visitar nossos câmpus e falar com nossa comunidade acadêmica no local onde eles estudam ou trabalham.

Agradeço por aqui a acolhida carinhosa de sempre. Momentos assim me fazem recarregar as energias e voltar para a Reitoria ainda mais motivada e focada nos objetivos da nossa instituição.

Aula magna

Na segunda à noite, participei da aula magna do curso de Engenharia Civil do Câmpus São Carlos. Esta é a nossa primeira turma do curso e é um marco histórico para nosso Instituto e para a cidade. Tivemos toda a turma preenchida e estamos muito felizes com a empolgação de todos os envolvidos. Parabéns ao câmpus por mais essa conquista!

Aproveitei a viagem para me reunir com os coordenadores no câmpus para conversarmos sobre os desafios do IFSC em 2018.

Ambientações

Na terça-feira, estive na ambientação de novos servidores da região Oeste, realizada no Câmpus Chapecó. Na quinta, foi a vez da ambientação dos novos servidores da região Central, no Câmpus Lages.

Fizemos uma apresentação do IFSC e das pró-reitorias. Falei um pouco da nossa trajetória histórica, da expansão, da interiorização, da inclusão e dos desafios da consolidação dos câmpus num contexto econômico e político instável como vivemos hoje.

Foram momentos muito ricos e de relacionamento interpessoal, pois os servidores novos dos câmpus de cada região interagem e se conhecem um pouco mais. Fiquei muito feliz em acolher os novos servidores na nossa instituição e também saber das suas expectativas em relação ao IFSC.

Outros assuntos:

- Reuniões: Também realizei reuniões nos câmpus tratando de assuntos específicos e de interesse de cada câmpus e dos servidores. Em Chapecó, consegui ainda ter um momento de fala com os estudantes e, em Xanxerê, deu de passar nas turmas dos nossos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

- Nova cantina: Conheci a nova cantina do Câmpus Lages. Além de ser uma contratação não onerosa em que o desconto do não pagamento do aluguel reverte em desconto para os alunos, será a primeira cantina contratada para fornecimento de lanches. O câmpus está desenvolvendo um sistema de operacionalização para agilizar esse fornecimento e, em breve, nossos alunos terão acesso aos lanches. Esse é o segundo projeto-piloto que estamos fazendo para alimentação e, neste ano, iremos trabalhar em outros modelos para então disseminar aos demais câmpus. Ressalto que os recursos para este projeto são da assistência estudantil e do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE.

E ontem celebramos o Dia Internacional da Mulher. Quero compartilhar um vídeo que gravei com uma mensagem para esse dia ainda necessário para refletirmos sobre o nosso papel e o quanto ainda precisamos avançar na nossa luta por mais reconhecimento e direitos.

Tivemos uma pequena confraternização na Reitoria hoje para lembrar a data, já que ontem eu estava em viagem.

Aproveito também para convidá-los a assistir a mais uma produção belíssima feita pela IFSC TV sobre o nosso programa de extensão Mulheres Sim, que tem tudo a ver com esse momento. Conheçam histórias lindas de mulheres que tiveram a sua vida transformada pelo IFSC.

Ouvir depoimentos assim nos lembram a nossa razão de existir enquanto Instituto. É emocionante saber que nossos cursos geram mudança na vida das pessoas. É aquela famosa frase de Paulo Freire que gosto muito de citar: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

 

 

Um bom final de semana e até mais!