Codir e visitas aos câmpus

Data de Publicação: 18 mai 2018 18:08 Data de Atualização: 30 mai 2018 14:25

Olá!

Começamos a semana com mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, o Codir, que reúne os diretores-gerais dos nossos câmpus. Tivemos uma pauta sobre “O impacto da internacionalização para a Formação Acadêmica” em que contamos com a presença do professor Carlos Ramos, do Instituto Politécnico do Porto (IPP), que cuida dos projetos e intercâmbios com o Brasil! 

O professor apresentou dados das nossas parcerias e projetos, já que a instituição portuguesa é um dos principais destinos dos nossos alunos do Propicie, o programa de intercâmbio do IFSC. Foram apresentados também projetos de pesquisa que temos em parceria e como isso tem nos aproximado. O professor Carlos destacou como essa articulação intensifica a inovação, a pesquisa e o intercâmbio de estudantes! Destaco que somos uma das poucas instituições que possibilita a participação dos alunos dos cursos técnicos nos intercâmbios internacionais. 

A internacionalização é uma via de mão dupla e ficamos muito felizes em conseguir oferecer mais essa oportunidade para nossos alunos. Da mesma forma, estamos abertos a receber estudantes de fora para aproveitarmos a riqueza dessa troca de experiências. 

Já faz alguns anos que o IPP é um grande parceiro do IFSC e esperamos sempre manter e fazer essa parceria se fortalecer ainda mais.

Na reunião, também foi feita uma apresentação, pelo professor Rubipiara Fernandes, do Polo de Inovação do IFSC. No momento, estamos na etapa de formalização legal do polo, com a regulamentação, que deverá ser apreciada no Consup. Apesar da vinculação do polo estar no Câmpus Florianópolis, o professor Rubipiara destacou a possibilidade de participação de todos os pesquisadores do IFSC.

Tivemos a apresentação do processo de avaliação dos cursos, com possibilidades de ações para melhoria de fluxo e infraestrutura, com vistas ao processo de reconhecimento dos cursos. Foi apresentada, ainda, nossa Política de Qualidade de Vida no Trabalho, construída a partir de uma pesquisa e consulta aos servidores, que agora segue para apreciação do Conselho Superior.

Como sempre, a reunião foi transmitida ao vivo pela IFSC TV e a gravação pode ser conferida no nosso canal no YouTube.

Visitas aos câmpus

A reunião do Codir foi realizada no Câmpus Garopaba onde, à noite, tivemos a abertura da segunda edição do Garopa Literária, evento que contou com oficinas de criação literária, mesas, palestras, debates, sessão de autógrafos e performances. Participei da mesa de abertura e destaquei a importância de termos projetos de cultura e arte como parte da nossa atuação. Foi muito bacana ver o câmpus recebendo tantas pessoas na comunidade, afinal, o IFSC existe para essa articulação com a comunidade. 

Na terça-feira, viajei para a região Oeste do estado. Estive primeiro no nosso Câmpus São Miguel do Oeste, onde me reuni com alunos e servidores. 

Na reunião com os alunos, os estudantes fizeram algumas reivindicações para melhoria dos cursos, em termos de laboratórios e material didático. Explicamos que, neste ano, isso está bem difícil, diante do momento adverso que vivemos em relação ao nosso orçamento e da limitação que temos em recursos para investimentos. De toda forma, estamos cientes das necessidades e trabalhamos sempre para melhorar a nossa estrutura.

Com os servidores, tivemos uma conversa bem boa também, em que tratamos de diversas questões – como o sistema acadêmico, os cursos e a questão da permanência e do êxito dos estudantes.

Na quarta-feira, estive no Câmpus São Lourenço do Oeste, onde realizamos uma reunião com o secretário municipal de Educação, Alex Cleidir Tardetti, e com o gerente de educação da secretaria de Desenvolvimento Regional, João Waldemir Patinho. Estamos buscando a doação de outra escola na região central do município para ofertar nossos cursos. A nossa atual sede é afastada e não tem transporte público, o que dificulta o acesso da população. 

Pude conversar também com alunos e servidores e fiquei emocionada em ver como a população da cidade gosta do IFSC e nos enxerga como uma oportunidade de mudança em suas vidas. Temos já muitos alunos em cursos técnicos e FICs, graças aos nossos servidores que estão empenhados em fazer a diferença!

Outros assuntos:

- Direitos Humanos: Hoje participei da reunião do Comitê Gestor do Pacto de Educação em Direitos Humanos do IFSC, constituído no ano passado. Destaquei a importância de sermos atuantes no momento em que assumimos que vamos e precisamos tratar dessas temáticas. Precisamos ter formas de encaminhar com segurança denúncias e discutir como tornar o processo educativo. Já lançamos uma campanha #IFSCpelosDireitosHumanos neste ano nas mídias sociais para tratarmos essas temáticas e o Comitê tem toda uma agenda de trabalhos que envolve eventos nos câmpus e discussões coletivas de como iremos abordar de maneira institucional essas questões.

- Cursos de qualificação: Nesta semana, abrimos inscrições para nossos cursos de qualificação. Temos mais de 3 mil vagas em 110 cursos de qualificação profissional e de idiomas do IFSC em 15 cidades: Caçador, Canoinhas, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Lages, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Palmitos, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, Tubarão e Xanxerê. O prazo de inscrição é 3 de junho. Vejam as informações no nosso Portal.

Até a próxima semana!