Conif

Data de Publicação: 15 jun 2018 08:57 Data de Atualização: 16 jun 2018 00:00

Olá!

Passei a semana em Foz do Iguaçu participando da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Foi muito bom participar da reunião organizada pelo IFPR, que nos recebeu em seu câmpus de Foz do Iguaçu, implantado em uma antiga associação dos funcionários de Itaipu! 

Nessa reunião, destaco a decisão de criar dois grupos de trabalho, de assuntos estudantis e de educação a distância, vinculados ao Fórum de Dirigentes de Ensino e à Câmara de Ensino do Conif, de modo a articular esses temas que são estratégicos para os institutos. Foram feitos também encaminhamentos relativos às câmaras e fóruns do Conif, como definição de pautas e reuniões. 
Tivemos apresentação de uma proposta do Instituto Federal do Pará de desenvolvimento colaborativo dos módulos dos sistemas de gestão. Esse trabalho em rede é fundamental, uma vez que otimiza nossa atuação e agiliza a implantação dos sistemas. Somos 15 institutos utilizando o mesmo sistema e, pela nossa identidade, temos características semelhantes, o que pode facilitar e otimizar o trabalho de todos.

Outro ponto discutido foi a educação a distância na matriz orçamentária. Debatemos sobre a situação dos centros de referência e também organizamos um grupo de trabalho do Conif para discutir a atuação desses centros.Temos muitos desafios na implantação e consolidação dessas estruturas e esperamos que essa discussão em rede nos ajude. O IFSC possui o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) que, desde 2014, atua na institucionalização da educação a distância e no fortalecimento da formação de formadores. 

Durante essa semana, fizemos uma visita técnica ao parque tecnológico de Itaipu e à usina. No parque, conhecemos o projeto e a integração com ações de pesquisa e educação. Vistamos o polo astronômico Casemiro Montenegro Filho, nome em homenagem ao pesquisador que implantou o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Depois conhecemos a usina de Itaipu, com toda sua grandiosidade e tecnologia. Fomos recebidos por uma equipe muito qualificada que detalhou bastante a construção e o funcionamento dessa obra.

Outros assuntos:

- Ingresso 2018.2: Nesta segunda, abrimos as inscrições para nossos cursos técnicos e voltados à educação de jovens e adultos. São 1.937 vagas nas cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São Joaquim , São José, São Lourenço do Oeste, Tubarão e Xanxerê. Vejam as informações no nosso Portal, inscrevam-se e nos ajudem a divulgar!

Até a próxima semana!