Sorteio Público

O processo seletivo para alguns cursos do IFSC é feito por meio de um sorteio público de forma eletrônica quando há mais candidatos inscritos do que vagas oferecidas. O sorteio é realizado com a presença de, no mínimo, três servidores do Instituto, designados pelo chefe do Departamento de Ingresso, não sendo obrigatória a presença dos candidatos.

Regras do sorteio eletrônico

Conforme edital, no dia anterior ao sorteio, é divulgada nesta página a lista dos inscritos em ordem alfabética. Essa listagem contém uma coluna chamada “número para sorteio”, onde é dado um número para cada candidato. Esses números são sorteados aleatoriamente, independentemente do número de vagas disponíveis. A partir deste sorteio aleatório de números é que o resultado é processado e publicado.

O processo é composto por três etapas:

1) Sorteio eletrônico

O software usado pelo IFSC já é utilizado por outros institutos federais. A única adaptação feita foi modificar o logotipo no topo da página do programa. Este programa sorteia aleatoriamente a ordem dos números por meio de algoritmos e cálculos matemáticos.

Para fins de auditoria, é importante observar o campo “Semente utilizada: xxxxxxxxxxxxx”, localizado ao fim da página do sorteio. É essa semente que garante a aleatoriedade do processo e permite, inclusive, a reprodução de determinado sorteio já feito, com resultado idêntico.

A posição em que cada número foi sorteado é passada para uma “Planilha de Tratamento de dados”, montada conforme a lista de inscritos publicada no nosso site para gerar a classificação final do sorteio.

2) Planilha de Tratamento de dados

Após o sorteio, os números são passados para uma planilha de cálculo, independentemente do curso escolhido. Com esta informação na planilha, a publicação dos candidatos por curso pode ser gerada, utilizando-se recursos de classificação de planilha de cálculo, seguindo a seguinte ordem: 1º Curso, 2º Turno e 3º Ordem de Sorteio.

3) Resultado a publicar

Após este tratamento, a planilha aponta os aprovados e as listas de espera por curso. O passo final é repassar esta classificação para o Sistema de Ingresso, que gera a listagem dos aprovados conforme as informações inseridas.

Sobre a semente utilizada no sorteio eletrônico

Da maneira como o código-fonte se encontra implementado, a semente utilizada na geração de números pseudo-aleatórios é o tempo (quantos milissegundos se passaram desde 1 de janeiro de 1970 até o momento em que o botão "Gerar lista" foi clicado).

"A semente aleatória é um número (ou vetor) usado para iniciar o algoritmo gerador de números pseudo-aleatórios. A escolha de uma boa semente aleatória é crucial quando se trata de segurança da informação e criptação computacional. É a semente aleatória que permitirá que uma chave secreta de criptografia seja gerada de modo randômico. Computacionalmente as sementes aleatórias são muitas vezes geradas a partir de um valor que não se repetirá, como por exemplo, a marca temporal atual. Uma marca temporal (ou estampa de tempo) é uma cadeia de caracteres denotando a hora ou data que certo evento ocorreu."

Assim, cada vez que se clica no botão "Gerar lista" do script do sorteio eletrônico, uma lista diferente é gerada, sendo o tempo o fator que torna a lista pseudo-aleatória em lista realmente aleatória.

Faça o download do programa utilizado para realização do sorteio eletrônico (Requisitos: navegadores Firefox/Google Chrome/Iceweasel, … não funciona em navegadores Internet Explorer)

Caso deseje verificar a autenticidade do sorteio eletrônico realizado utilizando a semente publicada, siga os seguintes passos:

1) Colocar o número de candidatos inscritos e o número 0 (zero) para a quantidade de vagas;

2) Marque a opção "Inserir semente manualmente" e coloque a semente do resultado do sorteio a ser auditado;

3) Clique no botão "Gerar Lista";

4) Efetue a comparação da saída do programa com a lista impressa.

Listagem dos candidatos com números para sorteio

Confira a relação dos candidatos inscritos em editais com seleção por sorteio

Edital 05/2018-1:

- Relação dos candidatos inscritos para Cursos de Especialização. Seleção através de sorteio eletrônico a ser realizado no dia 19/12//2017.

Edital 09/2018-1:

- Relação dos candidatos inscritos para Cursos PROEJA/FIC - não será realizado sorteio (número de vagas maior que o número de inscritos) 

- Relação dos candidatos inscritos para Cursos PROEJA - Ensino Médio - ingresso por sorteio. Seleção através de sorteio eletrônico a ser realizado no dia 13/12/2017.

Edital 07/2018-1:

- Relação dos candidatos inscritos para Cursos Técnicos Integrados - ingresso por sorteio.

 - Relação dos candidatos inscritos para Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes - ingresso por sorteio. Seleção através de sorteio eletrônico a ser realizado no dia 13/12/2017.

Edital 08/2018-1:

- Relação dos candidatos inscritos para Cursos Técnicos do Câmpus Itajaí. Seleção através de sorteio eletrônico a ser realizado no dia 07/12/2017. 

Edital 01/2018-1:

- Relação dos candidatos inscritos para Curso Técnico em Agrimensura - Certificação por Competências. Seleção através de sorteio eletrônico a ser realizado no dia 17/10/2017.

Vídeos e sementes geradas após sorteio eletrônico

 

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