O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Campus Caçador forma as primeiras turmas de cursos técnicos

CÂMPUS CAÇADOR Data de Publicação: 29 ago 2012 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:08

 

As primeiras turmas dos cursos técnicos do Campus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) já se formaram. A formatura dos cursos técnicos em Plástico e Vestuário ocorreu na Câmara de Vereadores do município, no último sábado (25). Além dos familiares dos formandos, cerca de 300 convidados compareceram, entre eles, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, o prefeito da cidade, Imar Rocha, representantes da Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampe) e da Secretaria Municipal da Educação de Caçador (SEMEC).

Dentre os 43 formandos do Campus Caçador, 19 fizeram o curso técnico concomitante em Vestuário e 24 o curso técnico subsequente em Plástico. Os cursos técnicos, que têm três semestres de duração cada, receberam, em média, alunos entre 20 e 30 anos de idade. Para o diretor-geral do campus, Juarez Pontes, a formatura foi um marco na história do campus. “Essa etapa representa uma resposta imediata para a comunidade e a fixação do Campus Caçador”, diz.

Um dos estudantes do curso em Plástico foi Fabiana Aparecida Souza, de 30 anos. A formanda trabalhava em uma operadora de embalagens antes do início do curso. “Como eu trabalhava no administrativo, a bolsa que recebi para estudar no IFSC era o que eu precisava para crescer no ramo da reciclagem da empresa”, explica.

Fabiana não esperava que seu primeiro curso após o ensino médio fosse tão gratificante. “Os professores têm bastante conhecimento. O curso superou as minhas expectativas”, destaca a aluna que deseja cursar Engenharia em Plástico quando este curso for ofertado no Campus Caçador. “Esse curso iria me oferecer mais oportunidades na área”, afirma Fabiana, que atualmente trabalha em uma distribuidora de gás.

Já ex-aluna Rita Aparecida Dalla Santa Tasca, de 35 anos, que fez o curso técnico em Vestuário no campus, explica que gostou tanto do IFSC que a partir da semana que vem fará um novo curso. “O curso FIC em Artesanato será mais uma possibilidade para aumentar as condições financeiras”, diz Rita, que já foi diarista e ajudante de cozinha e atualmente está procurando emprego na área de vestuário. Rita almeja trabalhar nos dois ramos profissionais. “Além de ser costureira, abrir uma sala de costura em casa, eu gostaria de comercializar produtos artesanais”, declara.

O diretor-geral do campus explica que embora as empresas na área de vestuário e plástico ainda estejam crescendo no interior do estado, as oportunidades de emprego para os formandos tendem a se expandir no estado. “Como em Santa Catarina há poucas instituições como o IFSC que oferecem esses cursos, as oportunidades de emprego para quem é qualificado estão aumentando, principalmente no litoral do estado, onde as empresas são maiores”, afirma Juarez.

 

CÂMPUS CAÇADOR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.