Projetos integradores da Engenharia de Produção têm inovação como destaque

EXTENSÃO Data de Publicação: 22 dez 2023 15:07 Data de Atualização: 22 dez 2023 15:09

Estudantes do curso de Engenharia de Produção do Câmpus Caçador apresentaram os resultados finais de seus projetos de extensão na disciplina de Projeto Integrador II, conduzida pelo professor Danilo Ribamar Sá Ribeiro.

Foram apresentados quatro projetos: 

  1. Adoção de tecnologias da Indústria 4.0 para potencializar a produtividade no processo de Trefilação de Cabos: Este projeto busca otimizar a produção de cabos e fios por meio da incorporação de tecnologias avançadas da Indústria 4.0, visando aumentar a eficiência e a competitividade no mercado.
  2. Melhoria de um sistema manual de produção de massas por meio do uso de máquinas inteligentes: Os alunos exploraram a modernização de um sistema manual de produção de massas, incorporando máquinas inteligentes para aprimorar a eficiência, garantir a qualidade e proporcionar um ambiente mais seguro para os trabalhadores.
  3. Implementação de tecnologias 4.0 com Mapeamento de Fluxo de Valor em uma empresa de celulose e papel: Este projeto focou na aplicação de tecnologias da Indústria 4.0, combinadas com a metodologia de Mapeamento de Fluxo de Valor, para otimizar os processos em uma empresa do setor de celulose e papel.
  4. Mapeamento de fluxo de valor em uma indústria de plástico com base na Indústria 4.0: Os alunos realizaram uma análise detalhada dos fluxos de valor em uma indústria de plástico, incorporando conceitos da Indústria 4.0 para identificar oportunidades de melhoria e aumento da eficiência operacional.

A qualidade e a profundidade dos projetos apresentados refletiram não apenas o conhecimento técnico adquirido pelos estudantes ao longo das disciplinas básicas e específicas até a quarta fase do curso, mas também a capacidade de aplicar esses conhecimentos de forma prática-profissional e inovadora.


 

EXTENSÃO CÂMPUS CAÇADOR