O IFSC (atuação / missão / visão)

 

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Tem sede e foro em Florianópolis, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

A finalidade do IFSC é formar e qualificar profissionais no âmbito da educação profissional e tecnológica. Para isso, a instituição atua em diferentes níveis e modalidades de ensino, oferecendo cursos voltados à educação de jovens e adultos, de formação inicial e continuada, técnicos, de graduação e de pós-graduação. Desta forma, o Instituto Federal busca cumprir a sua missão de desenvolver e difundir conhecimento científico e tecnológico, formando indivíduos capacitados para o exercício da cidadania e da profissão.

O IFSC tem como visão consolidar-se como centro de excelência na educação profissional, científica e tecnológica no estado de Santa Catarina. Isso já é uma realidade não só em nível estadual como nacional. Um exemplo disso é a avaliação realizada pelo Ministério da Educação que utiliza o Índice Geral dos Cursos (IGC). Calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o índice leva em conta a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas de ensino superior de todo o País. Há seis anos o IFSC é considerado o melhor Instituto Federal do país e ganha cada vez mais destaque no mercado por seu desempenho como instituição de ensino de excelência.

Por meio dos cursos a distância, o IFSC ultrapassa os limites geográficos e oferece cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em polos de ensino espalhados pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

E o Instituto Federal vai ainda mais longe. Nos últimos anos, com um processo de internacionalização, o IFSC fechou parcerias com diversas instituições de ensino estrangeiras para intercâmbio de alunos e servidores. Atualmente, há convênios formalizados com 23 instituições de doze países: Estados Unidos, Suécia, Canadá, Áustria, Portugal, Bélgica, França, Espanha, Alemanha, Eslovênia. Itália e Chile.

A instituição passa por um processo de profunda transformação, conservando seu compromisso social de ofertar educação pública, gratuita e de qualidade. Com cerca de 20 mil alunos e 2 mil servidores em 22 câmpus - além da Reitoria -, o IFSC reforça seu compromisso com a implantação de educação tecnológica em todos os níveis e com a formação de educadores.

 

AddThis Social Bookmark Button
   
Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui
 

Observatório de egressos

PRONATEC

Carta de serviços ao cidadãoAcesso à informação
Ouvidoria
Desenvolvido em Joomla!