O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Primeiro curso técnico do IFSC via Pronatec realiza aula inaugural

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE Data de Publicação: 29 out 2013 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:34

 

 

Ocorreu na terça-feira, dia 29, a aula inaugural do primeiro curso técnico aberto pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec). É o curso técnico concomitante de Agropecuária, oferecido pelo Câmpus São Miguel do Oeste na cidade de Caibi, no Oeste Catarinense. As aulas vão ocorrer na Associação Casa Familiar Rural São Domingos (CFR).

 

Além de ser o primeiro curso técnico do IFSC via Pronatec, o curso vai adotar o regime de pedagogia da alternância (saiba mais aqui). Os 25 alunos vão permanecer em regime de internato em semanas alternadas, assistindo a aulas teóricas e práticas durante dois períodos por dia, e retornando às propriedades de seus familiares, onde vão praticar os ensinamentos recebidos na escola. O educandário possui uma estrutura que permite oferta do curso em regime de pedagogia da alternância, facilitando o acesso de jovens que residem em locais de difícil acesso diário às aulas.

 

Caibi possui cerca de 6 mil habitantes e está localizada a 85km ao sul de São Miguel do Oeste e 75km a Oeste de Chapecó. Possui economia baseada no agronegócio e apresenta necessidade formação técnica aos jovens estudantes egressos da CFR e de outros educandários da microrregião, como explica o coordenador do curso, professor Cherilo Dalbosco. “O curso técnico em Agropecuária é uma alternativa de formação profissional capaz de contribuir com a redução de êxodo e com o desenvolvimento socioeconômico do meio rural”, diz.

 

O curso possui carga horária de 1.200 horas, dividas em quatro módulos semestrais, com projeto integrador (PI) ao final. Será ministrado por professores do IFSC e de outras instituições. Seis produtores rurais disponibilizaram suas propriedades, próximas à escola, para que sejam desenvolvidas diferentes culturas e produção de animais nas aulas práticas. A prefeitura vai providenciar o transporte dos alunos aos locais onde serão realizadas as aulas práticas.

 

 

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.