O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Produtos à base de amora-preta chamam atenção de produtores e consumidores

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 27 nov 2013 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:35

 

A inovação e a variedade de produtos à base de amora-preta desenvolvidos no curso técnico concomitante de Agroindústria do Câmpus Canoinhas chamaram a atenção de produtores e consumidores durante a V Mostra da Amora-preta no município. O estande do IFSC ficou durante todo o sábado (23 de novembro) lotado de pessoas interessadas em provar as novidades.

 

Uma delas é uma tecnologia inovadora. O estruturado da amora-preta, desenvolvido em projeto de pesquisa coordenado pela professora Ineuza Michels Marçal, é único no país. Com o método, é possível conservar o fruto por até um ano sem necessidade de refrigeração, garantindo o melhor aproveitamento da fruta. O aspecto do produto é parecido a uma bala de goma. Já existem no mercado estruturados de outras frutas, mas de amora-preta é novidade.

 

Panetone, iogurte e até molho

 

Professores e estudantes apresentaram ainda panetone, sorvete, iogurte, biscoito, cup cake e até molho agridoce para servir com carne suína – tudo feito com amora-preta. Os produtos foram desenvolvidos durante as aulas do curso ou em atividades paralelas voltadas ao evento. Segundo a coordenadora do curso, Cleoci Beninca, pela proximidade do Natal, o panetone da fruta chamou bastante atenção.

 

Cleoci afirma que esta variedade permite mostrar a produtores da região um mercado em expansão. “São possibilidades de aumentar a renda dos produtores. Na cidade tem inclusive uma central de congelamento de frutos.” Segundo ela, existe uma política do município para que frutas sejam alternativas à lavoura de fumo, que já está diminuindo na região.

 

CÂMPUS CANOINHAS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.