Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense divulga regulamento 2024 com 5 categorias

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 02 abr 2024 16:11 Data de Atualização: 05 abr 2024 09:38

O regulamento do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense 2024 foi publicado nesta segunda-feira (1º) e traz como novidade a abertura para participação dos produtores de espumantes da região. Agora, são cinco categorias em disputa: vinho de mesa tinto, vinho de mesa branco, vinho de mesa rosé, suco de uva tinto e espumante.

Clique aqui para acessar o regulamento

O concurso é realizado pelo Câmpus Canoinhas do IFSC , Epagri e Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas . Os objetivos são premiar e estimular a elaboração de vinhos e sucos de boa qualidade, divulgar a produção regional e integrar os produtores do Planalto Norte.

Podem  participar produtores de Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras. As inscrições e coleta de amostras estão marcadas para o período de 1º de julho a 30 de agosto e serão realizadas por profissionais do IFSC e da Epagri.

Para se inscrever, o produtor deverá elaborar um mínimo de 50 litros na categoria desejada. Mas a coleta é na quantidade mínima de duas garrafas de 750 ml, sem identificação. É importante lembrar que o produtor de bebida não precisa, obrigatoriamente, ser o produtor de uva, o que viabiliza a participação dos produtores urbanos e vinícolas artesanais. A participação é gratuita.

No ano passado, o concurso recebeu 50 amostras de bebidas produzidas em dez municípios da região. Clique aqui para ver os vencedores de 2023 .

EXTENSÃO CÂMPUS CANOINHAS