O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC vence Olimpíada Brasileira de Agropecuária

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE Data de Publicação: 23 nov 2014 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:49


A equipe Ypybytu, formada por alunos do Câmpus São Miguel do Oeste, foi a vencedora da 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), realizada entre 21 e 23 de novembro em Inconfidentes (MG), na categoria Ensino Médio Integrado/Concomitante. Os estudantes Francclei Denis Araldi, Rogério Isotton e Claudinei Bazi obtiveram a maior nota da competição (176 pontos). Claudinei conseguiu, ainda, o troféu de primeiro lugar individual e Rogério foi o terceiro melhor aluno da Obap.


“É muito bom porque tivemos na Obap uma boa troca de conhecimentos com outros alunos, uma troca de experiência e também uma oportunidade de testar o nosso conhecimento, avaliar o quanto a nossa instituição está nos ensinando. Foi a primeira vez que participamos. Viajamos em torno de 24 horas para chegarmos aqui”, declarou eufórico, logo após receber a premiação, o estudante Claudinei Bazi.


Para o orientador da equipe vencedora, o professor e diretor-geral do Câmpus São Miguel do Oeste, Diego Albino Martins, o resultado revela que o trabalho feito no IFSC “está no sentido correto”. “Somos um câmpus novo, completando agora quatro anos de implantação. Temos uma série de dúvidas e dificuldades no início, mas um momento como esse consagra e nos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.


Os campeões da 4ª Obap, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foram conhecidos durante a cerimônia de premiação, realizada na manhã de domingo, 23 de novembro, em Inconfidentes. 


Em sua quarta edição, a Olimpíada Brasileira de Agropecuária recebeu 604 inscrições de equipes e teve mais de 2 mil alunos participantes. Na fase final, 60 equipes foram classificadas e estiveram em Inconfidentes para realizar provas teóricas e práticas. Os 180 estudantes realizaram 20 questões objetivas e quatro dissertativas. Já a prática foi dividida em duas modalidades: os alunos do técnico integrado/concomitante resolveram tarefas relacionadas à área de agrimensura, enquanto os participantes da categoria técnico subsequente se depararam com problemas relacionados à inseminação artificial em bovinos.


Ieso 2015 no Brasil


O reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli, anunciou, na cerimônia de premiação, que o Brasil será o próximo país a sediar a Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – Ieso, em inglês), a ser realizada em Poços de Caldas (MG), no segundo semestre de 2015, tendo como instituição realizadora o próprio IF Sul de Minas. “É a primeira vez que o Brasil sediará esse evento e nós do IF Sul de Minas tivemos a honra de sermos convidados para enfrentar esse desafio. Mais de 40 países estarão presentes para participar da competição”, declarou. De acordo com a organização da Olimpíada Brasileira de Agropecuária, no site oficial do evento, a equipe classificada em 1º lugar na categoria Ensino Médio Integrado será convidada a participar da Ieso.


Com informações de Joarle Magalhães, da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Instituto Federal do Sul de Minas


Foto: Ascom/IF Sul de Minas

 

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.