O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Caçador é entregue à comunidade

CÂMPUS CAÇADOR Data de Publicação: 24 mar 2015 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:53

 

Em cerimônia realizada na última quinta-feira (19), o Câmpus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi entregue à comunidade, após a conclusão do novo bloco. Cerca de 300 pessoas compareceram à solenidade, que contou com a presença de autoridades locais e estaduais. O evento também fez parte das comemorações do aniversário de 81 anos do município.

 

“Hoje a comunidade de Caçador e região recebe um presente: a ampliação das instalações do Câmpus Caçador. O evento intitulado ‘entrega do câmpus à comunidade’ retrata fielmente seu objetivo, pois pelo fato de ser uma instituição pública, gratuita e de qualidade, ela pertence à comunidade”, ressaltou o diretor-geral do Câmpus Caçador, Albertinho Della Giustina.

 

O diretor traçou um histórico do câmpus na cidade desde sua instalação, em 2008, ainda sem sede própria. Lembrou as dificuldades iniciais e destacou a característica empreendedora dos servidores do câmpus para possibilitar as primeiras ofertas de cursos. “O nosso objetivo aqui é ajudar a comunidade e o poder público local a atender às demandas da população. Queremos continuar com a ampliação construindo o terceiro bloco do câmpus, um auditório e um ginásio de esportes”, projeta Albertinho. O diretor agradeceu aos alunos e principalmente aos servidores, responsáveis, segundo ele, por formar indivíduos críticos e atuantes na sociedade.

 

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, lembrou o esforço dos ex-diretores para a consolidação do câmpus na cidade. Também agradeceu aos servidores, que, segundo ela, passaram por períodos difíceis até que a estrutura ficasse adequada. “Enfrentamos muitas dificuldades e desafios. Mas os servidores e os estudantes acreditaram na formação do IFSC e conseguiram superá-las e assim montar turmas e formar cursos. Juntos conseguimos realizar o sonho de ter este bloco bonito que esta cidade merece”, disse.

 

A reitora ainda valorizou a parceria que o IFSC tem com a comunidade e o poder público local, sendo isso fundamental para o cumprimento da missão do Instituto. “A nossa missão é mudar a realidade desse país pela educação. E nós temos pessoas comprometidas com essa missão, que também consiste em entender a realidade da região onde se encontra e atender àquilo que ela precisa e espera de uma instituição como o IFSC. Queremos que essa estrutura esteja funcionando em plenitude, para assim desenvolver as pessoas e que elas desenvolvam a região”, finalizou.

 

Representantes do Legislativo Estadual compareceram ao evento

 

O deputado estadual Valdir Cobalchini destacou a expansão da Rede Federal no estado, lembrando a atuação das escolas técnicas apenas na Capital. “Há pouco mais de dez anos nos não éramos acostumados a inaugurar escolas. Quando se inaugurava era uma sala de aula ou uma pequena reforma. Só o município investia. Sonhar com o Instituto Federal, então… Nós conhecíamos o IFSC em Florianópolis, e agora já são 22 câmpus em Santa Catarina e Caçador é um deles. Na semana em que o município completa 81 anos, recebe o melhor presente que poderia ganhar. O Instituto Federal vai fazer a diferença”, disse.

 

O parlamentar destacou a qualidade do ensino técnico realizado pelo IFSC, colocando o novo câmpus como endereço de referência já para aqueles que saem do ensino fundamental. Para ele, os jovens encontrarão em Caçador o início de uma profissão e sairão dos cursos prontos para o mercado de trabalho. “E o mais importante: gratuitamente e preparados por professores mestres e doutores”, finalizou.

 

Outro parlamentar da Assembleia Legislativa presente foi o deputado Padre Pedro Baldissera. Ele deu os parabéns à comunidade caçadorense e da região do Vale do Rio do Peixe pela acolhida do novo prédio e ao IFSC por criar suas raízes no local. Para o deputado, a proximidade da instituição com a população local faz da educação uma alavanca para o desenvolvimento. “A educação profissional tem sido historicamente uma das lacunas do progresso local. A grande mudança se dá a partir da educação e a presença do Instituto Federal é uma grande oportunidade para avançarmos ainda mais na qualificação profissional”, afirmou.

 

Representantes do executivo também destacaram a importância da ampliação do IFSC na região

 

“Não tenho dúvidas de que este é um passo importantíssimo para a nossa cidade. Todos sabem as dificuldades que os municípios enfrentam, que os recursos são escassos e que este tipo de parceria com o poder federal é muito importante para a região. Sem isso, certamente não teríamos uma estrutura dessas”, agradeceu o prefeito de Caçador, Gilberto (Beto) Amaro Comazzeto.

 

Discurso que foi corroborado pelo secretário de desenvolvimento regional da região de Caçador, Imar Rocha, que representou o governado Raimundo Colombo na solenidade. “A educação é a única forma de progredirmos. Se tivéssemos recebido uma escola técnica como esta há mais tempo, certamente não teríamos os índices de desenvolvimento ruins que a região tem até hoje.”

 

Para o secretário, a estrutura do IFSC em Caçador é o início do pagamento de uma dívida histórica do governo federal com a região. Ele parabenizou os servidores e alunos pela obra, que, segundo ele, “representa para o jovem a oportunidade de se colocar no mercado de trabalho e ter a sua realização profissional”.

 

A nova estrutura

 

Com a ampliação da estrutura, que agora é de 6 mil metros quadrados de área construída, o câmpus terá capacidade para atender até 1.200 alunos. O bloco 2 do Câmpus Caçador tem 10 salas de aula e 10 laboratórios, sendo quatro de plásticos, cinco de informática e um de química. Além disso, o novo prédio irá abrigar a biblioteca, a cantina e todo o setor administrativo do câmpus. Com o novo espaço, outros cursos serão ofertados.

 

Já no segundo semestre de 2015, inicia a primeira turma do curso técnico em Recursos Humanos. Para 2016, estão previstos o curso técnico em Eletromecânica, os técnicos integrados em Administração e em Informática e dois cursos de graduação: superior de tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Engenharia de Produção. Além disso, o câmpus irá ofertar novamente o curso técnico em Plásticos, que foi reformulado.

 

Apresentação cultural

 

A abertura da solenidade mostrou a diversidade étnica encontrada na região de Caçador. Na ocasião foram apresentadas três atrações culturais: Associação Coral Italiano Aurora (Videira), música; a Associação Cultura Alemã (Treze Tílias), danças típicas; e a dançarina sírio-libanesa Luciana da Silva (EUA).

 

 

Para ver mais fotos da cerimônia, acesse a página do IFSC no Facebook.

 

CÂMPUS CAÇADOR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.