Curso leva conhecimentos sobre agricultura familiar a moradores de Orleans

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 07 ago 2016 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:15

O Câmpus Tubarão do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) comemorou uma conquista coletiva no sábado, dia 6. A data marcou a formatura do curso Pronatec Agricultor Familiar realizado pela instituição no município de Orleans. A formatura foi realizada nas instalações do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), onde ocorreram as aulas do curso.

O curso foi realizado em parceria do IFSC com a prefeitura de Orleans e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Desde janeiro, foram 200 horas de aula, sempre aos sábados. Os alunos, a maioria jovens filhos de agricultores, tiveram aulas sobre cooperativismo, organização da agricultura familiar, sistemas de produção, meio ambiente e energias renováveis, comunicação e inclusão digital.

Os irmãos Daniela e Daniel Guizoni, 21 e 17 anos, trabalham na propriedade da família, onde plantam fumo e criam gado leiteiro. Daniela gostou especialmente das aulas sobre produção orgânica. “É sempre um aprendizado a mais. Foi um curso muito produtivo”, afirma.

Fernanda Garcia destaca que este foi o primeiro curso do Câmpus Tubarão realizado fora dos limites da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). “Foi um desafio para o câmpus realizar este curso, fora de nosso eixo tecnológico e fora da Amurel. Mas o resultado foi muito positivo. O curso contribuiu muito para a formação desses jovens que querem permanecer na agricultura. Foi um curso focado em questões de associação, cooperativismo e técnicas que podem ser aplicadas na propriedade”, afirma.

O economista e professor João Antolino Monteiro ficou responsável pela parte de associativismo e cooperativismo. Ele ressalta a importância de discutir estes conceitos com quem trabalha no dia a dia da agricultura familiar. “Muitos não tinham essa perspectiva do cooperativismo. Visitamos cooperativas da região, para que eles tenham ideia de como esse processo funciona. Foi muito produtivo”, relata.

Para a agrônoma Maiara Leonel Pereira, que também atuou como professora, o curso foi uma oportunidade de retribuir a formação proporcionada pelo IFSC. Hoje doutoranda em Sistemas Costeiros e Oceânicos na UFPR, ela curso o técnico em Meio Ambiente do Câmpus Florianópolis do IFSC, formando-se em 2004.

“Foi uma experiência muito gratificante pra mim ex-aluna do IFSC poder voltar as origens do curso técnico de Meio Ambiente, disciplina que lecionei junto ao tema de energias renováveis. Busquei trabalhar de forma dinâmica, integrada e participativa”, afirma. No curso, ela ensinou os alunos a produzirem um painel solar com garrafas pet, para o aquecimento da água tanto para uso domiciliar quanto nas atividades agrícolas. “Os alunos gostaram bastante. Alguns não conheciam a técnica. Eles também avaliaram o custo e se vale ou não a pena aplicar na propriedade”, completa.

Por Daniel Cassol | Jornalista IFSC

CÂMPUS TUBARÃO