O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Equipe do IFSC participará de competição mundial de robótica no Japão

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 29 jun 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:31

 

Estudantes Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vão representar Santa Catarina em um dos maiores eventos de robótica do mundo. A RoboCup 2017, a copa mundial de robótica, será realizada em Nagoya, no Japão, no final do mês de julho.

Para custear a viagem, a equipe de estudantes do IFSC lançou uma campanha de arrecadação. Uma parte dos recursos já foi viabilizada por meio da Reitoria e do Câmpus Criciúma do IFSC, em programas de apoio à participação de alunos e pesquisadores em eventos. Agora, eles pretendem arrecadar R$ 10 mil para abater demais custos com passagens, hospedagem e alimentação. É possível contribuir com qualquer valor, acessando o site da campanha.

Criada em 1997, a RoboCup é um tradicional evento que reúne pesquisadores e estudantes de todas as partes do mundo para diferentes modalidades de competições de robôs, programados e montados pelos competidores. A competição acontece anualmente em diferentes cidades países. Um dos objetivos do RoboCup é estimular a pesquisa robótica nas instituições de ensino. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 27 e 31 de julho.

O IFSC Câmpus Criciúma será uma das três equipes brasileiras a participarem da modalidade RobocupRescue Rapidly Manufactured Robot, em que os robôs devem se mover em um ambiente que simula uma situação de desastre, como de um terremoto, devendo vencer obstáculos e resgatar objetos. Os outros dois times brasileiros na modalidade também são dos Institutos Federais: um do Paraná e outro do Tocantis.

Integram a equipe Siegel, do IFSC Câmpus Criciúma, os alunos do curso técnico em Mecatrônica, Marcos Albano dos Santos e Cristiane Maragno, a aluna do técnico em Química, Maiara da Costa, e as alunas do curso de Engenharia Mecatrônica, Fernanda Di Queiroz Freitas e Katiane da Rosa. A equipe é orientada pelo professor Guilherme Schmidt.

“A participação na Olimpíada Brasileira, por si só, já é fantástica para os alunos. A participação em um evento mundial é algo que não dá para ter uma dimensão. Contribui não apenas para o aprendizado, mas para incentivar outros alunos a participarem de competições. É uma forma de incentivar a pesquisa científica dentro das escolas”, afirma o professor.

A equipe está trabalhando no projeto há cerca de dois meses. As peças da estrutura do robô, que tem ao todo 12 motores, foram construídas em uma impressora 3D. Atualmente, os alunos estão na fase final de ajustes da programação do equipamento e nas próximas semanas – durante as férias de inverno – iniciarão os testes com o robô.   


Para a estudante Cristiane Maragno, que já participou da etapa catarinense da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no ano passado, a participação na RoboCup será uma oportunidade trazer novas ideias quando voltar ao IFSC. “Será uma experiência única, não apenas pelo contato com uma cultura diferente, mas pelo contato com pessoas de todo o mundo. Essa troca de experiências nos ajuda a ter novas ideias, vendo o que outras equipes fizerem”, diz Cristiane.  

Os cursos técnico e superior da área de Mecatrônica do IFSC costumam estimular os alunos a participar de competições estudantis de robótica. O IFSC Câmpus Criciúma é o atual bicampeão da etapa estadual da OBR.

Por Jornalismo IFSC | Câmpus Criciúma


CÂMPUS CRICIÚMA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.