Pesquisa e Prática Pedagógica

A principal finalidade do curso é contribuir para a formação continuada de professores do Ensino Básico das redes de ensino do município e seu entorno. Ao longo das aulas, os estudantes serão incentivados a reconhecer a pesquisa como parte da prática pedagógica nos diferentes níveis e modalidades de ensino e a construir a prática pedagógica de maneira contínua a partir da reflexão sobre o trabalho e a experiência docente. O curso também irá propiciar a articulação de conhecimentos teóricos e práticos na formação do docente como agente transformador do contexto socioeducacional e cultural em que atua, o desenvolvimento de pesquisa-ação no contexto educacional e o exercício da escrita científica como relato de práticas docentes e o caminho para construção e difusão de conhecimentos pedagógicos.

Mercado de trabalho

O especialista em Pesquisa e Prática Pedagógica possui uma atuação ampla com foco dirigido à educação básica, atendendo especialmente a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e Médio. Após a conclusão do curso, espera-se que o profissional educador possa estabelecer em seu trabalho docente uma práxis que compreenda a pesquisa como prática pedagógica, refletindo sobre sua atuação e transformando sua forma de trabalho e a realidade em que atua, tendo como parâmetros os conhecimentos teóricos e metodológicos discutidos no curso. 

Pré-Requisitos

  • Ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC
  • Ser, preferencialmente, professor ou técnico que esteja atuando em unidades de ensino e tenha interesse em inserir a pesquisa como prática pedagógica na rotina escolar

Como entrar nesse curso?

Câmpus Gaspar

Informações

  • Número de Vagas

    50

  • Carga Horária

    420 com TCC horas/aula

  • Turno

    Integral *

  • Duração

    4 módulos - trimestral

(*) A maioria das aulas acontece no período Noturno

Infraestrutura

          Instalações gerais e equipamentos

          O Campus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina possui atualmente 5 prédios, num total de 6 mil metros quadrados. Nestes prédios encontram-se:

 

Tipo

Quantia e Descrição

Sala de Aula

16 salas

Laboratórios de Informática

5 laboratórios

Biblioteca

1 biblioteca (277 metros quadrados)

Videoconferência

1 sala para 70 pessoas

Auditório

1 auditório para 171 pessoas

 

                 Além das áreas de uso acadêmicos o campus possui áreas administrativas, como sala do diretor, secretaria, sala de atendimento aos alunos, sala de gestão de pessoas, 3 salas de professores, sala de reuniões copa, setor de estágio entre outras.


          Biblioteca

           A Biblioteca do Câmpus Gaspar possui uma área de 277,29 m². Este espaço é dividido em: Sala da Coordenação, onde é feito o processo técnico dos livros e os encaminhamentos administrativos do setor; Sala de Estudo Individual; Sala de Pesquisa Virtual; Salas de Estudo em Grupo e Salão Principal, onde ficam o acervo, o balcão de atendimento e as mesas de estudo.

           O acervo está informatizado e é composto por livros de cunho técnico, de literatura, de referência e de conhecimentos gerais; por periódicos e por multimeios (CD e DVD). Os usuários têm acesso livre ao acervo, que é estimado em 8179 exemplares e 3162 títulos. O acervo está disposto em dez fileiras de estantes de face dupla, duas estantes são destinadas aos periódicos impressos adquiridos via doação e outra estante são dispostos os materiais de referência. O acervo é organizado conforme a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e o AACR2. O acesso às assinaturas do Portal de Periódicos da CAPES mantidas pelo IFSC pode ser realizado em qualquer computador da instituição e via Rede Acadêmica Federada (CAFe). O acesso às normas ABNT é online e possível pelos computadores da instituição e via VPN.

Matriz Curricular

Consulte as disciplinas do curso

Projeto pedagógico do curso

Consulte o projeto pedagógico do curso

Resolução de aprovação da oferta do curso

Consulte a resolução de aprovação da oferta do curso

Projetos de Pesquisa e Extensão

          A realização de um curso de Pós-graduação Lato Sensu implica, obrigatoriamente, o envolvimento com atividades que promovam a integração entre ensino, pesquisa e extensão. No caso do curso ora em apenso, essa integração está presente na própria concepção do curso, uma vez que o desenvolvimento do TCC envolve o planejamento e execução de pesquisa-ação que diga respeito ao próprio contexto de inserção do professor na educação básica, o que, por sua vez, tem também caráter de extensão.

Certificação

Especialista em Pesquisa e Prática Pedagógica

Contato

Coordenadora: Profa Dra. Giane Carmem Alves de Carvalho

Email: pos.gas@ifsc.edu.br

Telefone: 47 3318-3700

Endereço: IFSC Câmpus Gaspar Rua Adriano Kormann, 510, Bela Vista, Gaspar - SC, CEP 89111-009 Fone: (47) 3318-3700 www.gaspar.ifsc.edu.br

 

 

Corpo Docente

 

Profa. Ana Paula Kuczmynda da Silveira – Doutora – Dedicação Exclusiva

Prof. Anderson da Silva Honorato – Mestre – Dedicação Exclusiva

Profa. Andrea Becker Delwing – Mestre – Dedicação Exclusiva

Prof. Carlos Eduardo Vitória da Silva – Mestre – Dedicação Exclusiva

Profa. Caroline Reis Vieira S. Rauta – Doutora – Dedicação Exclusiva

Prof. Felisberto Alves Ferreira Junior – Doutor – Dedicação Exclusiva

Profa. Fernanda Maria T. Carneiro – Doutora – Dedicação Exclusiva

Prof. Fernando Mezadri – Doutor – Dedicação Exclusiva

Profa. Giane Carmem A. de Carvalho – Doutora – Dedicação Exclusiva

Profa. Graciane Regina Pereira – Doutora – Dedicação Exclusiva

Prof. Luiz Herculano Guilherme – Mestre – Dedicação Exclusiva

Profa. Luiziane da Silva Rosa – Mestre – Dedicação Exclusiva

Prof. Márcio Watanabe – Mestre – Dedicação Exclusiva

Profa. Renata Waleska Pimenta – Doutora – Dedicação Exclusiva

Profa. Rúbia Mara Bragagnollo – Doutora – Dedicação Exclusiva

Profa. Vanessa Oechsler – Doutora – Dedicação Exclusiva

Prof. Watson Beck Júnior – Doutor – Dedicação Exclusiva

Página atualizada em: 01 Out 2018

Todos os câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo