Quero estudar no IFSC

Selecione abaixo um tema específico ou role a página para ver todas as respostas

1 - Inscrições para os processos seletivos

2 - Como funciona o processo de seleção

3 - Já fui aprovado/sorteado: como efetuar minha matrícula

1 - Inscrições para os processos seletivos

O que é o edital?

O edital é o documento oficial que define as normas dos processos seletivos. É com o lançamento de editais que o IFSC oficialmente "abre inscrições" e realiza seleções para seus cursos. No edital estão previstas todas as etapas do processo, os pré-requisitos para inscrição em cada curso e as datas em que cada uma irá acontecer. Por exemplo: período de inscrições, divulgação dos aprovados, prazo para matrícula etc. Por isso, antes de fazer a inscrição no processo seletivo, é sempre importante ler este documento.

Se quiser saber um pouco mais sobre isso, veja o post do Blog do IFSC em que explicamos o que é um edital.

Como fazer para estudar no IFSC?

O IFSC é uma instituição pública, que oferece cursos técnicos, de qualificação profissional, de graduação e de pós-graduação. Todos os nossos cursos são gratuitos e não há pagamento de mensalidade. Para conseguir uma vaga em um dos cursos ofertados, é preciso participar de um processo seletivo, que pode ser uma prova ou um sorteio, por exemplo. No caso dos cursos superiores, o processo seletivo é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os interessados em estudar no IFSC devem acompanhar o período de inscrições para cada curso e, quando as inscrições estiverem abertas, realizar sua inscrição por meio do nosso Sistema de Ingresso. Após o período de inscrições, é realizado o processo seletivo para definir quem poderá ocupar as vagas disponíveis e, depois disso, os selecionados encaminham sua documentação para matrícula, que é a etapa final para poder iniciar o curso.

Clique nos links abaixo para ver mais informações sobre cada uma dessas etapas:

-> Quero saber quando abrem as inscrições

-> Quero ser avisado quando o IFSC abrir inscrições

-> Quero saber quais os cursos ofertados

-> Quero saber onde tem câmpus do IFSC

-> Como funciona o sistema de cotas no IFSC?

-> Quero saber como fazer a minha inscrição

-> Qual a diferença entre matrícula e inscrição?

Quando abrem as inscrições?

Cada tipo de curso possui um período específico de inscrições. Você encontra o calendário completo por tipo de curso nesta página -> https://www.ifsc.edu.br/calendario-de-inscricoes

Qual a diferença entre inscrição e matrícula?

O processo seletivo é composto basicamente por três etapas: 1) inscrição, quando você diz que tem interesse em fazer aquele curso, preenchendo o formulário de inscrição; 2) seleção, quando o IFSC faz o sorteio ou prova, e são definidos quem serão os candidatos que ficarão com as vagas; 3) matrícula, quando os candidatos selecionados encaminham sua documentação para confirmar que farão aquele curso.

Ou seja, a matrícula é somente para os candidatos selecionados no processo seletivo. Portanto, primeiro o candidato faz a inscrição no processo seletivo e, sendo selecionado, faz a matrícula no curso.

Caso os selecionados não encaminhem a documentação no prazo estabelecido no edital, eles perdem o direito à vaga e são chamados os próximos da lista.

Quero ser avisado quando o IFSC abrir inscrições

Inscreva seu endereço de e-mail em nosso cadastro para ser avisado, por e-mail, quando tivermos inscrições abertas. Você só precisa preencher o cadastro disponível neste link -> https://www.ifsc.edu.br/queroestudar

Como fazer a inscrição em processos seletivos?

As inscrições para cursos técnicos, de qualificação profissional e de pós-graduação devem ser feitas pelo Sistema de Ingresso do IFSC na internet, que pode ser acessado no link https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br/inicio.php

Acesse a opção "Quero me inscrever", selecione o câmpus que oferta o curso, o curso que quer fazer e preencha as demais informações solicitadas. Se você quiser concorrer a uma vaga pelo sistema de cotas, deverá indicar isso após preencher o formulário socioeconômico.

-> Clique aqui para ver um vídeo de como se inscrever para cursos técnicos

-> Clique aqui para ver um vídeo de como se inscrever para cursos de qualificação profissional

Para cursos de graduação, as inscrições são feitas pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que é gerido pelo Ministério da Educação. Veja mais informações em https://sisu.mec.gov.br/

É preciso ter CPF para fazer a inscrição?

Sim, você precisará do número do CPF e da carteira de identidade para fazer a inscrição. No momento da matrícula, ou seja, somente para aqueles que forem selecionados no processo seletivo, também serão solicitados outros documentos. Esses documentos estão sempre listados no edital de inscrições.

Qual o valor do curso e da taxa de inscrição?

Todos os cursos do IFSC são gratuitos, ou seja, não há pagamento de mensalidade. Quando o processo seletivo é por sorteio, também não há taxa de inscrição. Quando o processo seletivo é por prova, é preciso pagar uma pequena taxa, mas você também pode solicitar a isenção desse pagamento caso atenda a critérios socioeconômicos específicos.

Como saber se minha inscrição foi concluída?

Após preencher os dados no Sistema de Ingresso, a inscrição é concluída. O documento que comprova que a inscrição foi feita é o comprovante de inscrição gerado pelo sistema após a finalização do preenchimento de todos os dados.

É importante que o candidato faça o procedimento até o final, quando irá aparecer um botão para gerar esse comprovante - que pode ser impresso ou salvo em PDF. O candidato deve guardar esse comprovante, pois nele há a informação do processo no qual foi feita a inscrição, para qual câmpus e qual curso.

Para conferir se a inscrição foi efetuada, é possível acessar o Sistema de Ingresso e clicar na opção "Já me inscrevi". Se a inscrição tiver sido concluída, ela irá aparecer ali e será possível gerar um novo comprovante. Se a inscrição não aparecer é porque não foi concluída e você deve efetuar uma nova inscrição.

Acesse o sistema de ingresso em https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br/inicio.php

Depois de fazer a inscrição, o candidato recebe alguma confirmação por e-mail ou telefone?

O IFSC não encaminha comprovante de inscrição por e-mail ou por telefone. Para verificar se a inscrição foi concluída, você pode acessar o Sistema de Ingresso e selecionar a opção "Já me inscrevi". Se a inscrição tiver sido concluída, ela irá aparecer ali e será possível gerar um novo comprovante de inscrição. Se a inscrição não aparecer é porque não foi concluída e você deve efetuar uma nova inscrição.

Acesse o sistema de ingresso em https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br/inicio.php

Inseri uma informação errada na minha inscrição, consigo corrigir depois da inscrição concluída?

Sim, é possível alterar suas informações no Sistema de Ingresso. Acesse o sistema e clique na opção "Já me inscrevi" -> https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br/inicio.php

Você consegue alterar seus dados de inscrição até a data final de inscrição prevista no edital.

É possível se inscrever em mais de um curso no mesmo processo seletivo?

Em processos seletivos para cursos técnicos isto não é permitido. Caso o candidato faça mais de uma inscrição, mesmo que para cursos e câmpus diferentes, apenas a última inscrição será considerada válida.

Para cursos de qualificação profissional, depende do que está estabelecido no edital de inscrições, mas normalmente é possível.

Já sou aluno do IFSC, posso me inscrever para outro curso?

Sim, desde que as inscrições sejam para cursos de níveis diferentes. Por exemplo, é possível fazer um curso técnico e um curso de qualificação profissional ou um curso técnico e um curso de graduação. Não é possível fazer dois cursos técnicos ou dois cursos de graduação ao mesmo tempo.

Estrangeiros podem se inscrever nos cursos do IFSC?

Sim, a inscrição deve ser feita pela internet da mesma forma que para os demais candidatos. No edital, há as informações específicas para quem é estrangeiro - tanto nos documentos necessários para a inscrição quanto para a matrícula. O IFSC também tem cursos específicos para estrangeiros que são divulgados no site conforme abertura de vagas por meio de edital.

Como funciona o Sistema de Cotas no IFSC?

O IFSC reserva 50% das vagas em cursos técnicos e de graduação para quem estudou em escola pública brasileira, ou seja, essa regra não é válida para estrangeiros que estudaram em escolas públicas em seus países de origem.

Dentro dessa cota, existe reserva de vagas de acordo com renda, raça (pretos, pardos e indígenas) e pessoas com deficiência (PcD). Pessoas que tenham estudado algum ou todos os anos do Ensino Fundamental em escola particular, mesmo que com bolsa, não podem concorrer às vagas pelo sistema de cotas.

Já para os cursos de mestrado profissional, o IFSC reserva parte das vagas para estudantes pretos, pardos ou indígenas e para pessoas com deficiência.

Mais detalhes sobre nosso sistema de cotas podem ser conferidos nos editais de abertura de inscrições e também nesta página -> https://www.ifsc.edu.br/cotas

Como funcionam as inscrições em cursos com vagas remanescentes?

Quando algum curso não preenche todas as vagas disponíveis pelo processo seletivo regular, o IFSC abre um novo processo, que chamamos de vagas remanescentes. Neste caso, o preenchimento das vagas será por ordem de inscrição, ou seja, quem se inscrever primeiro e cumprir os requisitos para aquele curso, terá a vaga. Não é preciso ter participado do processo seletivo anterior para se inscrever nas vagas remanescentes.

Neste tipo de processo há somente uma etapa, que é o envio da documentação de matrícula, feita por formulário específico para esta finalidade. Havendo vaga e os documentos estando corretos, o candidato poderá iniciar o curso.

Voltar para o início ↑

2 - Como funciona o processo de seleção

O que é o edital?

O edital é o documento oficial que define as normas dos processos seletivos. É com o lançamento de editais que o IFSC oficialmente "abre inscrições" e realiza seleções para seus cursos. No edital estão previstas todas as etapas do processo, os pré-requisitos para inscrição em cada curso e as datas em que cada uma irá acontecer. Por exemplo: período de inscrições, divulgação dos aprovados, prazo para matrícula etc. Por isso, antes de fazer a inscrição no processo seletivo, é sempre importante ler este documento.

Se quiser saber um pouco mais sobre isso, veja o post do Blog do IFSC em que explicamos o que é um edital.

Como fazer para estudar no IFSC?

O IFSC é uma instituição pública, que oferece cursos técnicos, de qualificação profissional, de graduação e de pós-graduação. Todos os nossos cursos são gratuitos e não há pagamento de mensalidade. Para conseguir uma vaga em um dos cursos ofertados, é preciso participar de um processo seletivo, que pode ser uma prova ou um sorteio, por exemplo.

Os interessados em estudar no IFSC devem acompanhar o período de inscrições para cada curso e, quando as inscrições estiverem abertas, realizar sua inscrição por meio do nosso Sistema de Ingresso. Após o período de inscrições é realizado o processo seletivo para definir quem poderá ocupar as vagas disponíveis e, depois disso, os selecionados encaminham sua documentação para matrícula, que é a etapa final para poder iniciar o curso.

Clique nos links abaixo para ver mais informações sobre cada uma dessas etapas:

-> Quero saber quando abrem as inscrições

-> Quero ser avisado quando o IFSC abrir inscrições

-> Quero saber quais os cursos ofertados

-> Quero saber onde tem câmpus do IFSC

-> Como funciona o sistema de cotas no IFSC

-> Quero saber como fazer a minha inscrição

-> Qual a diferença entre matrícula e inscrição

Como funciona o processo seletivo?

Para a maioria dos cursos (qualificação profissional, Proeja, técnicos concomitantes, técnicos subsequentes e pós-graduação) o processo seletivo é feito por sorteio eletrônico. Ao final do processo de inscrição, o candidato recebe uma numeração para concorrer à vaga no sorteio. Na página de sorteio público, é possível encontrar mais informações e acompanhar as gravações de sorteios já realizados -> https://www.ifsc.edu.br/sorteio-publico

Para alguns cursos de Ensino Médio Técnico (técnicos integrados), a seleção é feita por prova. Saiba mais em nosso site -> https://www.ifsc.edu.br/exame-de-classificacao

Para cursos de graduação, o processo seletivo é feito pelo Sisu, que utiliza a nota do Enem. Saiba mais em nosso site -> https://www.ifsc.edu.br/enem

Para alguns cursos de pós-graduação é feita análise documental, entrega de projeto etc. Nestes casos, todos os procedimentos estarão descritos no edital de inscrições.

Não fiz o Enem, como posso fazer para entrar em um curso de graduação?

O ingresso para os cursos superiores é feito exclusivamente via nota do Enem. O IFSC não possui vestibular próprio. Para o ingresso regular, o processo seletivo é feito via Sisu, que utiliza a nota da edição mais recente do Enem. Já para as vagas remanescentes, quando houver, são aceitas notas de edições anteriores do Enem. Saiba mais sobre vagas remanescentes clicando aqui.

Consigo saber quantos candidatos haverá por vaga no curso que me inscrevi?

Não há como fazer esse cálculo antes do término das inscrições, mas é possível verificar as estatísticas dos processos seletivos anteriores para ter uma ideia da procura pelos cursos. Você enconta essas informações em nosso site -> https://www.ifsc.edu.br/estatisticas-dos-processos-seletivos

Como saber se fui aprovado?

A lista de aprovados é divulgada no sistema de resultados do IFSC na data prevista no edital. Acompanhe a publicação dos resultados em https://www.ifsc.edu.br/resultados

O IFSC entra em contato com o candidato para informar que foi aprovado?

É responsabilidade do candidato acompanhar as divulgações e realizar os procedimentos conforme orientações do edital - as datas de todas as etapas estão sempre descritas logo no início de cada edital.

O IFSC envia um e-mail (para quem autoriza o recebimento) com um lembrete e, em alguns casos, os câmpus podem até fazer ligações telefônicas. No entanto, pode ser que, por algum problema técnico, esses procedimentos não sejam realizados. Ou então o e-mail enviado pode cair na sua caixa de spam. Por isso, cabe sempre ao candidato ler o edital e acompanhar as datas de divulgações conforme apresentadas no documento.

Acompanhe a publicação dos resultados em https://www.ifsc.edu.br/resultados

Por que há duas colocações na lista dos classificados em um curso?

Quando o candidato se inscreve no processo seletivo pelo sistema de cotas, ele concorre na cota escolhida e também na ampla concorrência. Ou seja, ele pode ser aprovado pela cota ou pela ampla concorrência, o que acontecer primeiro. Assim, no resultado ele terá duas colocações: a da cota para a qual se inscreveu e a geral, da ampla concorrência.

Como funciona a segunda chamada e o chamadão ou lista de espera?

Depois de realizadas as matrículas de quem foi selecionado na primeira chamada, as vagas que não foram preenchidas (porque o candidato desistiu ou não cumpria os requisitos) são divulgadas em uma segunda chamada ou chamadão - respeitando a ordem do processo seletivo (sorteio ou prova) já realizado.

Nesta segunda chamada, são convocados os candidatos classificados na sequência e também um número superior de pessoas que ficam na lista de espera. Caso os candidatos classificados na segunda chamada não se matriculem, aí são chamados os candidatos classificados na lista de espera que manifestaram interesse na vaga.

Quem fica na lista de espera deve encaminhar sua documentação para matrícula no mesmo período dos aprovados em segunda chamada, para garantir seu interesse na vaga. Caso não envie a documentação, a pessoa será eliminada do processo seletivo.

-> Neste post do Blog do IFSC, explicamos detalhadamente o processo, clique aqui para acessar.

Como saber qual a minha posição no processo seletivo?

Após a realização do sorteio ou prova, você pode consultar sua posição no resultado por meio do Sistema de Ingresso do IFSC. Para isso, acesse o sistema e selecione a opção "já me inscrevi". Após o login, clique na opção "Acompanhar inscrições", selecione o curso para o qual você se inscreveu e clique em "Boletim de desempenho individual". No item "desempenho" você poderá ver a posição no processo seletivo.

Acesse o sistema de ingresso em https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br/inicio.php

Como funcionam as vagas remanescentes?

Caso alguma vaga não seja preenchida mesmo após o Chamadão, essa vaga é aberta novamente para o público, que pode se matricular sem passar por um processo seletivo, a seleção é feita por ordem de inscrição. Para concorrer às vagas remanescentes, também não é preciso ter participado do processo seletivo anterior para aquele curso.

No caso dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, lançamos editais específicos com as vagas remanescentes abertas, com prazo de inscrição e outras informações. No caso de cursos de qualificação profissional não há edital, a inscrição é feita diretamente com o câmpus, por meio do envio da documentação de matrícula em formulário próprio.

É possível trocar de curso após ter sido selecionado?

Caso você tenha sido aprovado para um curso e queira trocar por outro curso que ofertamos, existe o que chamamos de "Transferência interna". Para poder participar do processo de transferência de curso, é preciso concluir o primeiro semestre do curso para o qual foi aprovado. Semestralmente, é lançado um edital de transferência indicando as vagas disponíveis e os pré-requisitos para cada uma delas. Caso você atenda aos requisitos, pode se candidatar e efetivar a troca de curso.

Acompanhe os editais de trasnferências e retornos em https://www.ifsc.edu.br/transferencias-e-retornos

Sou estudante de outra instituição e quero continuar meu curso no IFSC

O IFSC abre semestralmente editais para transferência interna (para alunos do IFSC), transferência externa (para alunos de outra instituição) e retorno de graduados (para quem já possui um diploma e quer retomar os estudos em outro curso). No edital são indicadas as vagas disponíveis e os pré-requisitos para inscrição em cada uma delas.

Acompanhe os editais de transferências e retornos em https://www.ifsc.edu.br/transferencias-e-retornos

Voltar para o início ↑

3 - Já fui aprovado/sorteado: como efetuar minha matrícula

Qual a diferença entre inscrição e matrícula?

Inscrição é o momento em que você se inscreve para participar do processo seletivo. Já a matrícula é para os candidatos aprovados no processo seletivo passarem a fazer parte do IFSC como alunos. Portanto, primeiro o candidato faz a inscrição no processo seletivo e, sendo selecionado, faz a matrícula no curso. É na matrícula que são encaminhados todos os documentos necessários.

Como são feitas as matrículas?

Em função da pandemia, as matrículas para todos os cursos estão sendo feitas de forma on-line, com o envio da documentação por meio de um formulário na internet. Todas as informações, como a lista de documentos a serem enviados, estão detalhadas no edital de inscrições. No edital também está disponível o link para envio dos documentos, de acordo com o câmpus para o qual você foi selecionado. Para isso, será necessário fazer o upload dos documentos no próprio formulário, o que significa anexar o que for pedido durante o preenchimento do formulário on-line.

No site do IFSC, você encontra mais detalhes desses documentos bem como modelos de declarações -> https://www.ifsc.edu.br/orientacoes-para-matricula

No caso dos estudantes com menos de 18 anos, todos os documentos previstos no edital que necessitam de assinatura devem conter as assinaturas dos pais ou responsáveis legais.

O formulário enviado deverá ser salvo pelo candidato para utilização futura, caso seja necessário, pois somente com o comprovante de envio do formulário preenchido é que o candidato poderá entrar em contato via e-mail com o câmpus de oferta do curso para esclarecer alguma dúvida.

Como saber se os documentos de matrícula foram recebidos pelo IFSC?

Os câmpus têm o prazo de até cinco dias úteis após o encerramento do período de matrículas para confirmar o recebimento dos documentos e solicitar outros faltantes, se for o caso. O contato será realizado por e-mail de acordo com o endereço informado pelo candidato no formulário de matrícula, por isso preste atenção na hora do preenchimento. O prazo para que o candidato encaminhe a documentação faltante será estipulado pelo câmpus neste e-mail de resposta.

Se for necessário o envio de documentação adicional, esse envio será por e-mail, para o endereço de e-mail pelo qual o câmpus entrou em contato com o candidato, exceto se for indicada outra forma de envio nesse contato.

É preciso entregar algum documento de forma física?

No momento, em função da pandemia, todo o envio da documentação deve ser feito pela internet. Quando o IFSC retornar às atividades presenciais, os candidatos terão que fazer a validação dos documentos enviados, apresentando então os documentos originais ou cópias autenticadas no câmpus de oferta do curso. Porém, quando isso for necessário todos serão devidamente informados.

Voltar para o início ↑

Voltar ao Topo