Sou/Fui estudante do IFSC

Selecione abaixo um tema específico ou role a página para ver todas as respostas

1 - Como retirar certificado, diploma ou histórico escolar

2 - Início do semestre e rematrículas

1 - Como retirar certificado, diploma ou histórico escolar

Quero retirar um diploma/certificado de um curso realizado no IFSC

Você deve solicitar o diploma ou certificado junto ao setor de registro acadêmico do câmpus onde o curso foi realizado. Veja abaixo os contatos em cada câmpus:

Câmpus Araranguá - ra.aru@ifsc.edu.br
Câmpus Canoinhas - registro.academico.can@ifsc.edu.br
Câmpus Caçador - ra.cdr@ifsc.edu.br
Câmpus Chapecó - regacad.cco@ifsc.edu.br
Câmpus Criciúma - diones.stefanello@ifsc.edu.br
Câmpus Florianópolis - registro_fpolis@ifsc.edu.br
Câmpus Florianópolis-Continente - ra.cte@ifsc.edu.br
Câmpus Garopaba - ra.gpb@ifsc.edu.br
Câmpus Gaspar - ra.gas@ifsc.edu.br
Câmpus Itajaí - registro.itajai@listas.ifsc.edu.br
Câmpus Jaraguá do Sul - Centro - registro.jar@ifsc.edu.br
Câmpus Jaraguá do Sul - Rau - registro.gw@ifsc.edu.br
Câmpus Joinville - registroacademico.joinville@ifsc.edu.br
Câmpus Lages - ra.lgs@ifsc.edu.br
Câmpus Palhoça Bilíngue - ra.phb@ifsc.edu.br
Câmpus São Carlos - ra.sca@ifsc.edu.br
Câmpus São José - ra.sje@ifsc.edu.br
Câmpus São Lourenço do Oeste - registroacademico.slo@ifsc.edu.br
Câmpus São Miguel do Oeste - registro.smo@ifsc.edu.br
Câmpus Tubarão - ra.tub@ifsc.edu.br
Câmpus Urupema - ra.urp@ifsc.edu.br
Câmpus Xanxerê - ra.xxe@ifsc.edu.br
Centro de Referência em Formação e EaD - ra.cerfead@ifsc.edu.br

Veja todos os contatos de nossos câmpus em https://www.ifsc.edu.br/fale-conosco

Como solicitar uma segunda via de diploma ou certificado de curso?

Você deve solicitar a segunda via do seu diploma ou certificado junto ao setor de registro acadêmico do câmpus onde o curso foi realizado. Para solicitar a segunda via é indispensável a apresentação de boletim de ocorrência de perda ou extravio da primeira via, que pode ser realizado no site Delegacia Virtual de SC. Veja abaixo os contatos em cada câmpus:

Câmpus Araranguá - ra.aru@ifsc.edu.br
Câmpus Canoinhas - registro.academico.can@ifsc.edu.br
Câmpus Caçador - ra.cdr@ifsc.edu.br
Câmpus Chapecó - regacad.cco@ifsc.edu.br
Câmpus Criciúma - diones.stefanello@ifsc.edu.br
Câmpus Florianópolis - registro_fpolis@ifsc.edu.br
Câmpus Florianópolis-Continente - ra.cte@ifsc.edu.br
Câmpus Garopaba - ra.gpb@ifsc.edu.br
Câmpus Gaspar - ra.gas@ifsc.edu.br
Câmpus Itajaí - registro.itajai@listas.ifsc.edu.br
Câmpus Jaraguá do Sul - Centro - registro.jar@ifsc.edu.br
Câmpus Jaraguá do Sul - Rau - registro.gw@ifsc.edu.br
Câmpus Joinville - registroacademico.joinville@ifsc.edu.br
Câmpus Lages - ra.lgs@ifsc.edu.br
Câmpus Palhoça Bilíngue - ra.phb@ifsc.edu.br
Câmpus São Carlos - ra.sca@ifsc.edu.br
Câmpus São José - ra.sje@ifsc.edu.br
Câmpus São Lourenço do Oeste - registroacademico.slo@ifsc.edu.br
Câmpus São Miguel do Oeste - registro.smo@ifsc.edu.br
Câmpus Tubarão - ra.tub@ifsc.edu.br
Câmpus Urupema - ra.urp@ifsc.edu.br
Câmpus Xanxerê - ra.xxe@ifsc.edu.br
Centro de Referência em Formação e EAD - ra.cerfead@ifsc.edu.br

Veja todos os contatos de nossos câmpus em https://www.ifsc.edu.br/fale-conosco

Recebi meu diploma ou certificado digital, como solicito o documento impresso?

O IFSC não emite mais diplomas e certificados de forma física. A impressão é opcional e, quando feita, servirá apenas para efetuar a visualização em meio físico, pois o documento impresso não possui valor jurídico, ou seja, não equivale ao documento em meio digital. Sempre que houver a necessidade de apresentar esse documento eletrônico original a um terceiro, você poderá levar o arquivo em PDF salvo em um pendrive ou até mesmo encaminhar por e-mail. 

Os diplomas digitais emitidos pelo IFSC estão assegurados pela Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020, que dispõe sobre as assinaturas eletrônicas, bem como pela Instrução Normativa do IFSC 17/2020 e pela Portaria do Ministério da Educação nº 330, de 5 de abril de 2018, que tratam sobre a emissão de diplomas digitais.

Como solicitar o histórico escolar?

Para alunos ingressantes a partir de 2018, o histórico escolar pode ser emitido diretamente do sistema acadêmico, o SIGAA (clique aqui para acessar o SIGAA), com o login e senha do aluno. Para outros alunos, o histórico deverá ser solicitado diretamente ao registro acadêmico do câmpus onde o curso foi realizado. Os contatos de nossos câmpus estão disponíveis em https://www.ifsc.edu.br/fale-conosco

Voltar para o início ↑

2 - Início do semestre e rematrículas

Quando começa o próximo semestre do meu curso?

As datas de início e término de semestre são definidas pelo calendário acadêmico de cada câmpus. O calendário completo de cada câmpus pode ser consultado em https://www.ifsc.edu.br/calendario-academico.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu câmpus. Os contatos estão disponíveis em https://www.ifsc.edu.br/fale-conosco

Quando devo fazer minha rematrícula?

Os estudantes de cursos técnico integrado e concomitante-unificado serão rematriculados a cada semestre pelo sistema acadêmico. Os estudantes de cursos técnicos concomitantes, subsequentes e graduações devem solicitar a rematrícula a cada virada de semestre, no sistema acadêmico (o estudante que não fizer a rematrícula, perde a sua vaga).

Cada câmpus possui calendário específico com período destinado às rematrículas, que pode variar para cada curso. As datas podem ser consultadas no calendário acadêmico dos câmpus, disponíveis em https://www.ifsc.edu.br/calendario-academico.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu câmpus. Os contatos estão disponíveis em https://www.ifsc.edu.br/fale-conosco

Voltar para o início ↑

Voltar ao Topo