Plásticos

Além de cursar as disciplinas do Ensino Médio, o aluno do curso técnico integrado em Plásticos também vai participar das disciplinas específicas para atuação como técnico na indústria de plásticos. O aluno vai aprender conteúdos como planejar, operar, controlar e coordenar o processo de fabricação de produtos de plástico e de reciclagem. Também vai aprender a supervisionar a aquisição de matéria-prima, fazer o controle de qualidade do produto acabado, realizar ensaios físicos, identificar a composição do material de produtos acabados e elaborar o dimensionamento das necessidades da instalação industrial.

Mercado de trabalho

  • Sistemas produtivos da segunda e terceira gerações da indústria petroquímica;

  • Indústrias de transformação de polímeros (termoplásticos, termofixos e borrachas);

  • Indústrias e empresas de comercialização, assistência técnica e prestação de serviços relacionados à área de materiais poliméricos;

  • Laboratórios de pesquisa e desenvolvimento relacionados à área de materiais poliméricos;

  • Indústria de embalagens;

  • Indústria de reciclagem para plásticos.

Pré-Requisitos

Ensino Fundamental completo.


Como entrar nesse curso?

Câmpus Caçador

Informações

  • Número de Vagas

    40

  • Carga Horária

    3360 horas/aula

  • Turno

    Integral *

  • Duração

    3 anos

(*) A maioria das aulas acontece no período Matutino

Infraestrutura

O Câmpus conta atualmente com 13 salas de aula, equipadas com quadro branco e projetor multimídia. Computadores com acesso à internet estão localizados na mesa do professor. Para as unidades curriculares que envolvem aulas práticas em laboratórios de informática, o Câmpus conta com 6 laboratórios, os quais estão todos equipados com computadores com acesso à Internet (para professores e alunos), além de projetores multimídia. O Câmpus dispõe também de ambientes dedicados a estudos e pesquisa para os professores e ambientes dedicados às atividades de iniciação científica de bolsistas vinculados a projetos de pesquisa.O Câmpus conta atualmente com 13 salas de aula, equipadas com quadro branco e projetor multimídia. Computadores com acesso à internet estão localizados na mesa do professor. Para as unidades curriculares que envolvem aulas práticas em laboratórios de informática, o Câmpus conta com 6 laboratórios, os quais estão todos equipados com computadores com acesso à Internet (para professores e alunos), além de projetores multimídia. Além, dos laboratórios de Química/Biologia, Física/Metrologia, Processamento de Polímeros e Caracterização de Materiais. O Câmpus dispõe também de ambientes dedicados a estudos e pesquisa para os professores e ambientes dedicados às atividades de iniciação científica de bolsistas vinculados a projetos de pesquisa. O Câmpus também conta com uma Biblioteca, a qual tem por finalidade reunir, organizar e disseminar informações para oferecer suporte a alunos e servidores docentes e técnicoadministrativos na realização de suas atividades acadêmicas, proporcionando-lhes mecanismos que visem estimular o uso de seu acervo e incentivar a leitura, criando, em seu ambiente, oportunidades para a concretização da missão institucional. O Câmpus também conta com uma Biblioteca, a qual tem por finalidade reunir, organizar e disseminar informações para oferecer suporte a alunos e servidores docentes e técnicoadministrativos na realização de suas atividades acadêmicas, proporcionando-lhes mecanismos que visem estimular o uso de seu acervo e incentivar a leitura, criando, em seu ambiente, oportunidades para a concretização da missão institucional. 

Projetos de Pesquisa e Extensão

As atividades do Curso Técnico Integrado em Plásticos serão fundamentadas de forma interdisciplinar, assegurada por meio do Programa Projetos Integradores cuja base é a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A metodologia do Projeto Integrador possibilita uma estratégia de ensino-aprendizagem que proporciona a interdisciplinaridade dos temas abordados nos semestres. É um instrumento de integração entre ensino, pesquisa e extensão na medida em que permitirá contato com as demandas da sociedade.As atividades do Curso Técnico Integrado em Plásticos serão fundamentadas de forma interdisciplinar, assegurada por meio do Programa Projetos Integradores cuja base é a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A metodologia do Projeto Integrador possibilita uma estratégia de ensino-aprendizagem que proporciona a interdisciplinaridade dos temas abordados nos semestres. É um instrumento de integração entre ensino, pesquisa e extensão na medida em que permitirá contato com as demandas da sociedade.

Certificação

Diploma de curso técnico em Plásticos.

Contato

Coordenador: Ricardo Guz

E-mail: plasticos.tec.cdr@ifsc.edu.br

Telefone: 4935615729

Endereço:

IFSC Câmpus Caçador
Av. Fahdo Thomé, 3000 Bairro Champagnat, Caçador - SC, CEP 89.500-000
Fone: (49) 3561 5700
E-mail: atendimento.cdr@ifsc.edu.br
Site: www.cacador.ifsc.edu.br

 

 

Página atualizada em: 15 Mai 2018

Todos os câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo