O que a Política tem a ver com você?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 18 out 2023 19:27 Data de Atualização: 18 out 2023 19:47

Muita gente pode ter crescido ouvindo a frase: “Política não se discute”. A polarização política que tomou conta do nosso País nos últimos anos deixou muitos exaltados, rompeu relações e afastou muitas pessoas desse assunto. Mas hoje estamos aqui - bem no clima paz e amor ✌️❤️ - para dizer que Política se discute sim (ou deveria ser discutida). Mas claro: com respeito à troca de ideias e  aos pensamentos divergentes.

Para isso, conversamos com a professora de sociologia do Câmpus Jaraguá do Sul - Centro, Mariana Guerino.

O que é Política?

De acordo com a professora Mariana, “política é uma construção histórica e social que diz respeito às disputas sobre rumos, decisões e definições de âmbito coletivo, sendo atravessadas por relações de poder”. 

E tem mais:

Definir política requer um olhar atento e questionador sobre as transformações sociais, sobre quem detém o poder e sobre quem não detém o poder em determinado tempo histórico - e seus porquês. Definir política requer uma atenção especial em como se conta uma história de vencedores e perdedores, sobre como se explicam as guerras, as invasões, as múltiplas formas de opressão e violência.

Por isso, para definir política, é preciso observar além da aparência imediata. Precisamos mobilizar nossos sentidos e acionar o dispositivo da coletividade, do diálogo, das histórias ancestrais para, nessa confluência e em sua diversidade, encontrar respostas.

E para quem acha que política é um assunto que só afasta as pessoas, nossa professora manda um recado:

Política também é aquilo que nos confunde e nos provoca a unir pessoas para induzir caminhos possíveis para todos os seres.

Por que é necessário ter uma estrutura política como os partidos?

A democracia representativa brasileira estabelece que cabe ao povo exercer a livre escolha de seus representantes, assim como incidir de forma direta sobre os rumos da produção legislativa e da formulação e execução das políticas públicas por meio de ações de movimentos sociais. Para ser um representante do povo e ter a chance de ser escolhido pelo povo, a pessoa candidata deve, obrigatoriamente, filiar-se a algum partido político registrado no Tribunal Superior Eleitoral. Os partidos políticos fazem parte do desenho democrático brasileiro e são garantidos pela Constituição Federal de 1988

Portanto, essa estrutura política dos partidos é necessária para sustentar o amplo debate sobre os distintos projetos de sociedade por eles propostos e para assegurar a democracia. 

-> Por que é importante votar? Leia este outro post do Blog do IFSC

É possível debater política sem manifestação partidária?

A estrutura dos partidos é muito antiga e tem a função de simbolizar o conjunto de premissas defendidas por um determinado grupo. Então é possível usar uma bandeira ou uma música de um partido, por exemplo, para se manifestar politicamente ou não, mas não há imposição ou regra nesse aspecto. Veja o que a professora Mariana nos explicou sobre isso:

A própria democracia se propõe a ser o espaço da diversidade, contanto que não haja discursos de ódio e de consequente eliminação de grupos. É preciso ter cautela nessa reflexão e perceber que atentar contra os partidos, ou mesmo reduzir a sua estrutura unicamente como mecanismos de corrupção, também é atacar a democracia. Precisamos reestabelecer laços mais fortes para construirmos caminhos mais inteligentes, no sentido de captar as relações políticas em sua complexidade.

Como debater política com respeito? 

Primeiro, precisamos ter a clareza que isso vai depender da concepção de política do tempo histórico em questão. Em ditaduras, por exemplo, não é permitido o debate.

No momento atual em que vivemos, a professora destaca que a relação entre classes sociais, de raça e de gênero precisa ser considerada para iniciar qualquer debate respeitoso sobre política - seja em relação ao Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo.

Em outras palavras: um debate político saudável é aquele que vai além das aparências e busca ampliar para questões que, por razões políticas, ficam ocultas. Conforme afirma Mariana:

Talvez não sejamos especialistas em nossos diálogos e muitas vezes podemos não encontrar respostas. Às vezes saímos com mais dúvidas do que quando chegamos e isso não é um problema. Um debate não é uma batalha onde há vencedores e perdedores. Um debate saudável não se presta a isso, mas sim ao movimento das histórias, da troca, ao compartilhamento de experiências e à dinâmica da vida política. O que escapa a isso, não é debate, é discurso de ódio.

Qual o papel das instituições de ensino na discussão política? 

Se pensarmos em uma instituição como o IFSC, a própria instituição funciona como um exemplo de gestão democrática. E não só a gente. De acordo com a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), instituições de ensino devem funcionar de acordo com a gestão democrática, com eleições periódicas de seus representantes, com a participação estudantil, garantindo a qualidade em todos os níveis, no sentido de conduzir uma formação crítica e participativa. 

-> O que é o Conselho Superior? Quais são as funções desse colegiado?

Para além da estrutura hierárquica do IFSC, existem também os movimentos estudantis, que são espaços de discussão política, uma vez que mobilizam o diálogo sobre os rumos e as decisões relativas à comunidade escolar.

-> Representações estudantis no IFSC: veja como participar

Dentre os princípios da Educação, a LDB também aponta o respeito à liberdade e o apreço à tolerância. E um destaque feito pela nossa professora:

É importante saber que tolerar não é aceitar, afinal quem tem o poder de aceitar ou não o outro? Trata-se aqui da convivência na diversidade e da diversidade entendida como uma potência e não como um problema. Essa concepção se refere ao princípio constitucional de pluralismo de ideias.

Debatendo sobre Política

Enquanto instituição de educação, o IFSC promove várias possibilidades para seus estudantes e comunidade debaterem a política. Um exemplo bem bacana é o "Debatendo sobre Política", um projeto de extensão do Câmpus Jaraguá do Sul - Centro que tem o objetivo de proporcionar reflexões sobre o papel dos cidadãos na política e na vida pública.

Criado durante o ano eleitoral de 2022 pelo jornalista do IFSC Daniel Augustin Pereira, o projeto organiza debates (on-line ou presenciais) com a participação de pesquisadores, políticos, figuras públicas e especialistas em áreas específicas, sempre discutindo temas ligados direta ou indiretamente à política. 

Leia o que o Daniel nos contou sobre o projeto:

Naquele ano, percebi que muitas pessoas tinham grande interesse em assuntos particulares mas, quando havia oportunidade de fazer a conexão desses assuntos com o mundo da política, vinham com o famoso "Ah não, não vamos falar de política porque uma coisa não tem ligação com a outra". E foi justamente para mostrar a ligação da política - não apenas a política partidária, mas o termo num sentido mais amplo - com todas as áreas da nossa vida - que organizei a primeira edição do projeto. Buscamos incentivar as pessoas a conversarem com seus conhecidos sobre os impactos de nossas escolhas políticas no cotidiano da sociedade, ao invés de simplesmente virar a cara quando alguém apenas mencionar o termo "política".

-> Assista ao debate “Política e vida estudantil: o que eu tenho a ver com isso?”

E se você é uma das pessoas que revira os olhos ao ouvir o termo “política”, te convidamos a assistir aos debates promovidos por este projeto que abordou temáticas como religião, futebol, maternidade, racismo, gênero e muito mais:

Live 1: "Política, educação e violência: os crescentes ataques nas escolas"

Live 2: "Política e religião"

Live 3: "Política e poder judiciário"

Live 4: "Política e criação de filhos"

Live 5: "Política e o direito à moradia"

Live 6: "Política e a comida na mesa dos brasileiros"

Live 7: "Política e representação racial"

Live 8: "Política, mulheres e hipersexualização"

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

Sugestões de posts, elogios ou críticas podem ser enviados para blog@ifsc.edu.br

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC