Biblioteca promove atividade de integração com calouros

ENSINO Data de Publicação: 29 fev 2024 18:10 Data de Atualização: 29 fev 2024 18:18

Com o objetivo de apresentar o espaço da biblioteca aos novos estudantes e estimular a utilização do local para atividades ligadas à vida acadêmica, a equipe da biblioteca do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau tem realizado, neste ano, uma atividade de integração com as primeiras fases dos cursos técnicos e de graduação. Até o momento já participaram 176 estudantes de cinco turmas: engenharia elétrica, desenvolvimento de sistemas, eletrotécnica vespertina, eletrotécnica noturna e mecânica matutina. As demais turmas deverão participar durante o mês de março.

O projeto realizado no IFSC do Rau é resultado de um produto educacional elaborado pela auxiliar de biblioteca Izolde Rejane do Carmo durante o mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). “Trata-se de um jogo em forma de quiz para apresentar de forma lúdica o setor biblioteca para os estudantes que ingressam aqui”, resume Izolde.

No jogo são apresentadas, por meio de slides, questões referentes à biblioteca e às rotinas que o estudante vivencia a partir do seu ingresso na instituição. Ao final das questões é apresentado o Sophia, sistema que gerencia as bibliotecas do IFSC. “Tem sido muito interessante a participação das turmas, que muitas vezes se soltam e fazem da atividade um momento bastante divertido e agradável”, diz.

Segundo a autora do produto educacional, o objetivo tem sido alcançado. “Queremos mostrar aos estudantes que a biblioteca é muito mais que um lugar que empresta livros. Permeado de conhecimento e cultura, é um setor em permanente transformação dentro da instituição escolar, e que, historicamente, passou de ambiente reservado ao silêncio e concentração para um lugar de socialização do conhecimento e de apoio para a formação integral do indivíduo, corroborando com a missão do IFSC”, explica.

ENSINO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU