Câmpus Urupema é um dos organizadores de evento internacional sobre Araucárias

CÂMPUS URUPEMA Data de Publicação: 07 mar 2024 11:08 Data de Atualização: 13 mar 2024 11:27
Câmpus Urupema é um dos organizadores de evento internacional sobre Araucárias

De 7 a 10 de maio deste ano acontece na Serra Catarinense o IV Seminário Sobre a Sustentabilidade da Araucária: A Floresta com Araucárias e a Conservação da Fauna Silvestre. O evento ocorre em edição binacional entre Brasil e Argentina e terá atividades no Câmpus Urupema do IFSC.

O evento é organizado pelas instituições Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade de Passo Fundo (UFP), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Campus Lages), Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Urupema, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Florestas), Universidade Federal do Paraná, Projeto Charão (AMA/UPF) e Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuaria (INTA). O seminário conta com o apoio dos órgãos ambientais estaduais como o IMA/SC e a SEMA/RS, e do órgão federal ICMBio/Cemave, além do poder público municipal do município de Urupema/SC. 

Nesta semana, ocorreu a publicação no Diário Oficial da União do extrato do Termo de Cooperação Técnica nº 99/2023/AT-GAB que celebraram entre si o IFSC, a UNIPLAC e AMA atinente às atividades do Seminário. "No ano passado, vários pesquisadores que estudam a Floresta com Araucárias no Brasil e na Argentina começaram a se reunir para propor a realização do IV Seminário sobre a Sustentabilidade da Araucária. A edição anterior havia ocorrido em 2018 e o evento não ocorreu novamente em função da situação de pandemia. Como o tema sugerido para esta edição é "A Floresta com Araucária e a Conservação da Fauna Silvestre", decidiu-se como sede o município de Lages-SC, maior cidade da Serra Catarinense", conta Pedro Rates, professor do Câmpus Urupema e membro da equipe organizadora do evento.

Segundo o professor, a Serra é relevante para a conservação da Araucária, pois possui grandes remanescentes da Floresta de Araucária em estágio de regeneração e unidades de conservação que visam proteger a floresta e a fauna silvestre associada. Além disso, conta com evento migratório do papagaio-charão, que entre os meses de março e julho chegam aos milhares nos municípios de Painel e Urupema para se alimentarem do pinhão. Nesse sentido, o grupo composto por representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul aprovaram proposta no edital de Proeventos da FAPESC, tendo a Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) como proponente.

"Nessa proposta, o Câmpus Urupema foi convidado e ficou responsável pela realização de minicursos que apresentassem o potencial de desenvolvimento de uma bioeconomia com produtos nativos da Serra de Santa Catarina desenvolvido a partir de projetos de pesquisa realizados no Câmpus. A realização dos minicursos no dia 10/05 coincidirá com o encerramento do Seminário, uma vez que os minicursos ocorrerão pela manhã no Câmpus Urupema e a tarde haverá atividade de observação da revoada do papagaio-charão e do papagaio-do-peito-roxo", completa.

Como participar e minicurso

As inscrições gerais para o evento acontecem até dia 7 de maio e podem ser feitas no site do evento com valores de R$150 a R$180. Mas os minicursos promovidos pelo IFSC Câmpus Urupema serão gratuitos também no site do evento em aba específica. São sete minicursos ofertados pelos professores do Câmpus nas dependências do IFSC. Confira os temas:

Minicurso 1 - Produção de bebidas à partir de botânicos da Serra Catarinense
Minicurso 2 - Aproveitamento de frutas nativas para elaboração de produtos alimentícios

Minicurso 3 - Produção de bebidas com feijoa

Minicurso 4 - Produção e plantio de mudas de espécies nativas da Floresta com Araucárias

Minicurso 5 - Óleos essenciais de espécies nativas da Floresta com Araucárias

Minicurso 6 - Entre as araucárias, uma história ancestral: relatos da presença Proto-jê no município de Urupema, SC

Minicurso 7- Gastronomia e o uso dos produtos da biodiversidade local.

"Em alguns dos minicursos os discentes estarão envolvidos diretamente na preparação e na execução da atividade proposta, atuando como ministrantes ao lado do orientador ou orientadora. Também terão contato com a comunidade externa, podendo trocar experiências com estudantes de outros cursos em outros níveis de ensino, o que poderá lhes abrir novos horizontes. Por fim, os estudantes compreenderão a dinâmica da organização e execução de um evento, o que terá valor para que eles possam articular o desenvolvimento de diversas atividades em suas vida pessoal, profissional e de estudantes", complementa o professor.

Câmpus Urupema como destaque na área

O professor Pedro Rates destaca a importância do Câmpus Urupema em ser organizador de eventos como esses. Para ele, eventos científicos são de grande importância para que possa haver uma troca de experiências com outros pesquisadores. Assim, a recepção do evento proporcionará que as pesquisas realizadas no câmpus possam ser mais conhecidas por profissionais e estudantes que atuam na conservação da Floresta com Araucárias, ampliando as possibilidades de desenvolvimento de novas pesquisas e parcerias no futuro. "Além disso, o evento oportuniza a divulgação de projetos relacionados ao uso sustentável de recursos naturais da Floresta com Araucárias para a comunidade acadêmica participante do evento e para a comunidade de Urupema e região dando visibilidade ao Câmpus e chamando atenção para os cursos regulares do Câmpus, o que poderá resultar em novas matrículas no futuro", finaliza o professor.

 

EVENTOS CÂMPUS URUPEMA