Estudantes participam de simpósio sobre interface autismo e TDAH

EVENTOS Data de Publicação: 16 abr 2024 16:06 Data de Atualização: 16 abr 2024 16:07

Estudantes do Câmpus Gaspar que são atendidos pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional (Nae) participaram do V Simpósio LAND: interface autismo e TDAH, realizado em Criciúma nos dias 12 e 13 de abril. Além da participação no evento, eles fizeram um tour pela Unesc e puderam conhecer o Parque Astronômico Albert Einstein. A viagem foi proporcionada pelo Nae como ação do mês de conscientização sobre o autismo.

Para a maior parte dos estudantes esta foi a primeira participação em um evento técnico-científico, momento de conhecer mais sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). “Para pessoas como eu, no espectro autista, é uma oportunidade de autoconhecimento e descobrimento, para pessoas neurotípicas é uma forma de entender as dificuldades, diferenças e semelhanças do próximo. Gostei muito da palestra sobre o cérebro na primeira infância e sobre o protocolo de pré-atendimento hospitalar adaptado para indivíduos com TEA. Além de participar das atividades eu expus amigurumis e origamis que eu produzo na exposição de artes que tinha no evento”, explica a estudante Jhúlia Vargas Soares, da quinta fase do técnico em Química.

A viagem foi também um momento de integração entre os estudantes. “Eu conheci mais estudantes atendidos pelo Nae e fiquei bastante interessado nas palestras, uma que mais me chamou a atenção é a que falou sobre novas possibilidade terapêuticas e que relacionam o cérebro ao intestino”, explica o estudante da primeira fase do técnico integrado em Informática Lucas Pereira Chimitt. 

Durante o simpósio, a diretora-geral do Câmpus Gaspar, Ana Paula Kuczmynda da Silveira, também participou de uma reunião com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc,  Gisele Silveira Coelho Lopes, sobre possíveis parcerias entre as instituições.


 

EVENTOS CÂMPUS GASPAR