Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

Conheça os grupos de pesquisa do Câmpus Chapecó

Grupo de Pesquisa é a denominação atribuída ao grupo de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica.

O IFSC Câmpus Chapecó conta com os seguintes Grupos de Pesquisa:

 

1 - Energias Renováveis
O Grupo realiza pesquisas em Energias Renováveis, Sustentabilidade e Educação Ambiental, sendo seus pesquisadores, especialistas em sistemas de conversão de energia com base solar, eólica, hídrica e biomassa. O foco dos estudos está baseado em tecnologias de ponta e tecnologias sociais com base no desenvolvimento regional sustentável relacionando a pesquisa e a extensão com as atividades de ensino nos cursos ofertados pela instituição.
 

2 - Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado
 O grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado do IFSC, câmpus Chapecó, tem investigado a implementação do currículo integrado nos cursos técnicos em Eletromecânica e Informática do câmpus, contribuindo para a teorização sobre o Ensino Médio Integrado nessa Instituição.

 

3 - Linguagem, Espaço e Cognição

O grupo teve projetos aprovados de PIBIC-EM, Universal do CNPq e APROEX. Produziu coletivamente jogos e materiais didáticos a partir de textos autênticos com foco no ensino crítico integrado e para áreas específicas baseando-se em estratégias de aprendizagem indicadas por pesquisas em psicologia cognitiva e neurociências. Investigou e publicou artigos, capítulos em livros e livros didáticos. Produziu programas de rádio, podcasts e videoaulas. Cinco membros do grupo atuam na formação de professores no nível de especialização, 3 abordam o tema tecnologia e cultura no ensino de língua inglesa com e sem foco interdisciplinar e 2 ensino profissional. Dois membros do grupo são docentes permanentes de programas de pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal da Fronteira Sul. Três dissertações de mestrado foram orientadas por membros do grupo e três outras estão em fase de orientação.

 

4 - Núcleo de pesquisa em processos industriais
 O grupo destina-se a desenvolver pesquisas aplicadas no âmbito dos arranjos produtivos locais do oeste catarinense, englobando as áreas metal-mecânica, automação industrial e de gestão (empresarial e da produção). 

 

5 - LABICON
Este grupo realiza atividades de ensino, pesquisa e aplicação de técnicas de controle e identificação de processos industriais.

 

6 - Educação Matemática do Ensino Médio ao Superior

As atividades de pesquisas realizadas pelo grupo permitiram que fossem ministrados vários cursos de capacitação em GeoGebra. Também foram realizadas parcerias com outras instituições que culminaram em cursos para professores da rede estadual de ensino de municípios vizinhos a Chapecó. Outro projeto que foi desenvolvido pelo grupo foi a respeito de frações cujo título é 'Desmistificando as Frações e suas Operações'.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo