Apresentação

Apresentação

O Grupo de Pesquisa em Veículos Não Tripulados Remotamente Pilotados teve sua criação em Março de 2021, quando docentes do IFSC se uniram para criar o grupo  que atuasse na pesquisa e no desenvolvimento de veículos não tripulados remotamente pilotados, especificamente aeronaves remotamente pilotadas (veículos  popularmente conhecidos como Drones). A criação do grupo é consequência de mais de dois anos de desenvolvimento em drones de pequeno porte, concebidos visando a participação de alunos e professores nas competições estudantis e projetos de pesquisa e extensão correlatos. A solidificação da criação do grupo se dá com a aprovação de um projeto de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento, e Inovação) em Agosto de 2021, envolvendo o Polo EMBRAPII do IFSC, e uma empresa de desenvolvimento de aeronaves, cujo projeto trata da concepção de um protótipo de drone híbrido radiocontrolado para inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica.

Linhas de pesquisa

Veículos não tripulados remotamente pilotados, sendo estes aéreos, terrestres, subterrâneos ou aquáticos, são compostos por diversos sistemas elétricos, eletrônicos, mecânicos e computacionais, que os caracterizam como sistemas multidisciplinares de desenvolvimento em tecnologia e engenharia. Desta forma, com objetivo de desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas englobando os principais subsistemas de um veículo não tripulado remotamente controlado, o grupo atua em linhas de pesquisas diversificadas:

  • Eletroeletrônica: desenvolvimento de circuitos eletroeletrônicos responsáveis pelo condicionamento e tratamento dos sinais analógicos e digitais presentes no sistema;
  • Eletromecânica: desenvolvimento de sistemas de conversão de energia, motores, geradores e sistemas híbridos.
  • Eletrônica de Potência: desenvolvimento de soluções para processamento, gerenciamento e distribuição de energia elétrica.
  • Telecomunicações: desenvolvimento de aplicações de sistemas comunicação com ou sem fio, transmissão de dados, imagens e sistemas de telemetria.
  • Sistemas embarcados: desenvolvimento de sistemas embarcados dedicados aos subsistemas essenciais ao funcionamento dos veículos.
  • Sistemas de inteligência computacional: desenvolvimento de algoritmos e soluções de computação aplicada para o processamento de dados e sua transformação em informações úteis.
  • Mecânica: desenvolvimento da parte estrutural dos veículos, frames, chassis, carenagens e componentes de sustentação. 
  • Aeronáutica: aplicação de itens comerciais na elaboração de estruturas de desenvolvimento

 

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