Mapa do Site

Atividades Complementares e de Extensão

Atividades Complementares e de Extensão

1) Atividades Complementares

O que são?

São atividades didático-pedagógicas, artístico-culturais e socioambientais que contribuem para a ampliação da formação acadêmica, profissional e social do aluno. Têm por objetivo estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, de atualização profissional específica permanente e contextualizada, sobretudo nas relações de trabalho.

As atividades complementares são de realização obrigatória, parte do currículo do curso, devendo ser cumpridas pelos/as discentes a fim de integralizar a carga horária mínima necessária para a obtenção do título de Tecnólogo.

Informações importantes:

  • A carga horária mínima a ser cumprida é informada no PPC (Projeto Pedagógico de Curso) do curso e corresponde a 100 horas de atividades;
  • As atividades devem ser desenvolvidas dentro do prazo de conclusão do curso de graduação;
  • Cabe ao/a discente buscar e participar de Atividades Complementares.

Acesse aqui a resolução que regulamenta as Atividades Complementares do Câmpus Gaspar

 

2) Atividades de Extensão

O que são?

A Extensão pode ser entendida como uma possibilidade real de aproximação entre Instituição de Ensino e Sociedade, de forma que os conhecimentos produzidos na academia possam ultrapassar seus muros e chegar até os cidadãos, colaborando para a transformação social.

Informações importantes:

  • A carga horária mínima a ser cumprida é informada no PPC (Projeto Pedagógico de Curso) do curso;
  • As atividades devem ser desenvolvidas dentro do prazo de conclusão do curso de graduação;
  • Cabe ao/a discente participar das Atividades de Extensão.

3) Entrega e validação das Atividades Complementares e de Extensão

Etapa 1:

O/A discente deve:

a) Preencher e, posteriormente, digitalizar a "Planilha para Registro de Entrega e Avaliação de Atividades Complementares";

b) Preencher e, posteriormente, digitalizar a "Planilha para Registro de Entrega e Avaliação de Atividades de Extensão";

c) Digitalizar todos os certificados que comprovem a realização das atividades complementares e das atividades de extensão;

d) Enviar por meio da Unidade Curricular no Sigaa ou pasta no Google Drive disponibilizada pela coordenação do curso as planilhas e os certificados mencionados nos itens a, b e c acima.

Etapa 2:

A coordenação do curso fará a verificação dos documentos enviados e dará feedback para que o/a discente prossiga com o processo de validação.

Etapa 3:

Após feedback da coordenação, o/a discente deve:

a) Protocolar na Secretaria do Câmpus o Requerimento para Validação de Atividades Complementares e de Extensão;

b) Anexar os seguintes documentos devidamente preenchidos:

Para validação das Atividades Complementares e de Extensão, o aluno deve entregar, na Secretaria do Câmpus, toda a documentação necessária até 60 (sessenta) dias antes do término de seu último semestre letivo (confira a data exata no Calendário Acadêmico do Câmpus).

Voltar ao Top

Voltar ao Topo