Histórico

Câmpus surgiu para atender à vocação econômica da cidade

A implantação do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) começou em 2008, ano em foi cedido um terreno pela Associação de Moradores do Bairro Bela Vista (Ambevi).  

A inauguração oficial do Campus Gaspar ocorreu em uma cerimônia realizada em Brasília em dezembro de 2010, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a autorização de funcionamento ao campus, que iniciou as aulas dos cursos técnicos no primeiro semestre de 2011. Em agosto de 2012, o câmpus foi entregue à comunidade, depois da finalização das obras de urbanização. 

O Câmpus Gaspar tem cerca de 6,5 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 34 mil metros quadrados. Atualmente, o câmpus oferece cursos técnicos em Administração, Informática, Modelagem do Vestuário, Química e cursos superiores de Processos Gerenciais e Design de moda, além de cursos de qualificação profissional e pós graduação. 

O câmpus também se destaca pela atuação no Mulheres SIM, um programa do governo federal que visa à inserção socioeconômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social. As alunas participam de aulas de economia doméstica, saúde e meio ambiente, além de cidadania e direitos da mulher. Recentemente, o câmpus também passou a oferecer cursos pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. 

Hoje o câmpus conta com 106 servidores – entre professores e técnico-administrativos e 1347 alunos matriculados.

Voltar ao Topo